Concessão aprovada pela Assembleia Legislativa em 6 de junho deste ano, o atacante do Grêmio, Luis Suárez, vai receber a medalha do Mérito Farroupilha no próximo dia 28. É a mais importante honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Airton Artus (PDT) e aprovada pela Mesa Diretora.
Os vários compromissos do jogador pelo Campeonato Brasileiro e a recente convocação do jogador para a Seleção Uruguaia atrasou o evento, que foi agendado para o fim de novembro, uma terça-feira, em Porto Alegre. A entrega da Medalha Mérito Farroupilha será às 13h, no Vestíbulo Nobre, da Assembleia Legislativa.
De acordo com o Artus, a homenagem foi proposta em razão do prestígio agregado por Suárez ao futebol gaúcho. Sócio do Grêmio há muitos anos, Airton afirma que a vinda do uruguaio teve um impacto muito grande para todo o esporte, sobretudo ao futebol do Rio Grande do Sul.
“A presença dele nas redes sociais e as notícias em todo o mundo relacionando o atleta a Porto Alegre e ao Estado também fazem com que muita gente passe a conhecer a nossa história através do Suárez”, diz o parlamentar. Outro ícone que envolve o esporte, o narrador Galvão Bueno também foi agraciado com a mesma homenagem pela Assembleia, por proposição do deputado Luiz Marenco (PDT).
Luis Suárez nasceu em Salto, no Uruguai, e tem 36 anos. É o terceiro maior artilheiro na atualidade com 550 gols marcados, 68 deles pelo Uruguai, o maior da história. Pelo Grêmio marcou 22 gols e mantém a esperança da conquista do Brasileirão.
(Fonte: AI Airton Artus)
Os 550 gols do El Pistolero:
Nacional – 20 gols
Groningen – 15 gols
Ajax – 111 gols
Liverpool – 82 gols
Barcelona – 198 gols
Atlético de Madrid – 34 gols
Grêmio – 22 gols
Seleção Uruguaia – 68 gols (maior artilheiro da história)