Dos projetos que estarão em pauta na sessão da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires na segunda-feira, 22, um, certamente, será o centro das atenções dos parlamentares e da comunidade em geral. A Mesa Diretora colocará em votação o projeto do vereador Benildo Soares (Republicanos) que altera a data do feriado municipal de 25 de julho (Dia do Colono e Motorista) para 11 de maio (aniversário de Venâncio Aires). A mudança entra em votação dez anos após a aprovação da proposição que tornou 25 de julho feriado na Capital do Chimarrão.
Diversos empresários, principalmente do setor do comércio, se mobilizam para acompanhar a votação do plenário Vicente Schuck e reiterar a posição contrária à alteração. A exemplo do que já foi debatido em 2013, a Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva) é contra a troca, em função da proximidade do dia 11 de maio com o Dia das Mães, que é considerada a segunda data mais importante para as vendas, atrás, apenas, do Natal. Desde então, muitos debates foram levantados no decorrer dos últimos anos, gerando polêmicas e até desinformação. “Em nenhum momento houve alteração da data de comemoração do aniversário de Venâncio Aires. Nosso entendimento é de que o aniversário de Venâncio pode ser comemorado sem a necessidade de parar escolas e empresas e que a data seja lembrada durante todo o mês de maio, como, aliás, é o que tem sido feito ao longo destes 10 anos”, afirma a gerente executiva da entidade, Lisete Stertz.
“O setor do comércio tem no dia 11 de maio um dia importante de vendas, pois normalmente antecede o Dia das Mães. Um feriado municipal (dia de descanso) nesta data é negativo para o setor.”
LISETE STERTZ – Gerente executiva da Caciva
A Câmara do Comércio ainda observa que a proximidade do 11 de maio com o Dia das Mães afeta, além das vendas, as comissões dos trabalhadores do comércio. “O empresário não é o vilão, é ele que investe e acredita no desenvolvimento de nossa cidade. O comércio gera empregos, renda para as famílias e consequentemente as vendas geram impostos, que retornam para a população em forma de melhorias na cidade. É hora de reconhecer a importância do comércio local e valorizar uma pauta tão importante para o setor”, afirma Lisete.
Cidades vizinhas
Conforme a Caciva, municípios vizinhos como Lajeado, Santa Cruz, Teutônia e a própria capital gaúcha, Porto Alegre, também não fazem feriado no dia do município. Ao mesmo tempo, defende a entidade, 25 de julho também é feriado nas cidades vizinhas de Mato Leitão e Santa Cruz do Sul e o dia de descanso nesta data é uma oportunidade para a população participar dos festejos em homenagem aos colonos e motoristas. “Nada mudou, afinal, feriado é apenas um dia de descanso que, no caso, foi trocado por outro, o 25 de julho”, salienta a gerente executiva.
UMA FOLGA POR OUTRA
Uma lei federal permite quatro feriados municipais, por isso é necessário aprovar um ou outro feriado, pois Venâncio já tem estabelecido os feriados na Sexta-feira Santa, Corpus Christi e dia de São Sebastião Mártir, padroeiro de Venâncio Aires.
Na legislação atual, o 25 de julho é uma homenagem a São Cristóvão, que é o padroeiro dos motoristas. Já a proposta de tornar 11 de maio novamente feriado é baseada na data de nascimento de Venâncio e dia de Santo Inácio de Láconi.
No Brasil, o Dia das Mães é comemorado sempre no segundo domingo do mês de maio. Em 2024, por exemplo, a data será celebrada no dia 12 de maio. Em 2025, o Dia das Mães vai cair exatamente no dia 11 de maio.
Sessão da Câmara
- A sessão da Câmara de Vereadores, na segunda-feira, 22, começa às 19h. A partir das 20h é possível acompanhar a transmissão ao vivo pela Rádio Terra (105.1 FM).