O atendimento no posto de saúde de Passo do Sobrado passou por alterações neste ano. Desde agosto, o local não conta mais com o plantão médico no horário da meia-noite às 7h. Segundo o prefeito Edgar Thiesen, em 2021, quando assumiu o Executivo não havia a oferta desse serviço.
Por isso, em abril do ano passado, por meio de uma parceria com a Administração Municipal de Vale Verde, o atendimento nesse horário voltou a ser oferecido no município e seguiu até agosto deste ano quando, passado o período mais crítico da pandemia de Covid-19, o Executivo decidiu reavaliar a oferta.
“Percebemos que estava tendo pouca procura nesse horário, com uma consulta por noite, e gastávamos, em média, R$ 33 mil por mês com a empresa terceirizada que disponibilizava os médicos. Era um custo muito elevado para poucos atendimentos”, esclarece Thiesen.
Ele também menciona que a Prefeitura faz o repasse mensal de R$ 54 mil ao Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), de Venâncio Aires, para garantir atendimentos de urgência e emergência aos moradores do município na casa de saúde e também na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Capital do Chimarrão.
Thiesen explica, entretanto, que no horário da meia-noite às 7h ainda há atendimento de enfermagem e motoristas disponíveis para fazer o transporte dos pacientes. “Até o momento não chegou nenhuma reclamação a nós sobre essa alteração. E esse valor poderá ser investido em outras demandas da área da saúde”, observa.
Com a alteração no plantão médico em Passo do Sobrado, as duas Estratégias Saúde da Família (ESFs) contam com dois médicos atendendo das 8h às 17h, um em cada posto de saúde. Depois, até a meia-noite há atendimento de apenas um médico e a partir desse horário, até as 7h, fica à disposição da população os serviços de enfermagem e de transporte para casos de urgência e emergência.