Hospital Veterinário da Unisc promove a segunda edição do HV de Portas Abertas

-

Na próxima sexta-feira, 28, ocorre no Hospital Veterinário da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) a segunda edição do HV de Portas Abertas. O tema desta vez é ‘Leishmaniose – diagnóstico, tratamento e legislação local’. O evento é aberto a médicos veterinários e acadêmicos.

As atividades começam às 18h45min, no HV, com palestra e mesa redonda com os veterinários Tiago Conceição e Daniela Klafke. Ainda é possível fazer a inscrição pelo telefone (51) 9 9919-1893. O HV está situado na RSC-287, km 94, em Linha Pinheiral, Santa Cruz do Sul.

O tema desta edição foi escolhido justamente pelo Vale do Rio Pardo ser uma região endêmica da doença com muitos casos, mas subnotificados. “O profissional precisa saber o seu papel no diagnóstico e também na notificação do problema. A leishmaniose é uma zoonose, que passa para as pessoas, não pelo contato com o animal, mas por meio do mosquito transmissor”, explica a coordenadora do HV, a médica veterinária Cláudia Lautert.

O HV de Portas Abertas ocorre para passar informações à comunidade e aos profissionais da área. “É o único hospital veterinário da região e temos que ser referência na parte clínica, cirúrgica, prestação de serviço, mas também na parte acadêmica”, completa. (Fonte: AI Unisc)

SOBRE A DOENÇA

A maioria dos cães não desenvolve sinais e sintomas clínicos de leishmaniose. Quando a doença se manifesta, os mais frequentes são desânimo, fraqueza, sonolência, perda de apetite, emagrecimento, feridas na pele que demoram a cicatrizar, descamação e perda de pelos, problemas oculares, diarreia com sangue e paresia dos membros posteriores.

A transmissão ocorre pela picada do ‘mosquito palha’. São insetos pequenos, de cor clara e que pousam de asas abertas. O mosquito se contamina com o sangue de pessoas e animais doentes e transmite o parasito a pessoas e animais sadios. Uma vez positivo, o canino vira potencial reservatório da doença. Já para os humanos, não há tratamento e os sintomas incluem febre, palidez, anemia, feridas na pele, entre outros.



Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Conteúdos recebidos de assessorias de imprensa de empresas, órgãos públicos, políticos, entre outros.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido