Santini é entusiasta de eventos como a Turisvales (Foto: Caco Villanova)
Santini é entusiasta de eventos como a Turisvales (Foto: Caco Villanova)

Secretário estadual de Turismo elogia ações e parceria entre Amturvales e Aturvarp

Por Caco Villanova
Coragem de investir, ideias criativas, apoio mútuo, divulgação e infraestrutura são ingredientes necessários para se fazer turismo. Por diversas ocasiões, da manhã à tarde, nesta quinta-feira, 8, foram citados por palestrantes, autoridades e profissionais da área durante Fórum Turismo nos Vales: As Raízes do Rio Grande do Sul. O tema central do evento foi o mesmo abordado pelo secretário estadual de Turismo. Como uma pergunta – “Indústria sem chaminé. Quem nunca ouvir esse termo?”, Ronaldo Santini iniciou sua explanação.

“Tenho falado muito sobre a importância do nosso turismo”, disse o secretário, destacando o quanto o setor, no Rio Grande do Sul, tem transformado e alavancado a economia, gerando emprego, renda e ajudando na recuperação do Estado. O momento, segundo ele, é de mudanças e oportunidades. Eventos regionais, novas regiões turísticas e a valorização dos produtos locais têm sido trabalhado com mais intensidade, especialmente com ênfase no turismo rural. Citou a Lei Geral do Turismo (LGT), sancionada no ano pelo governo federal, que abre leque de situações que beneficiam a cadeia produtiva do segmento.

Sobre o termo de cooperação firmado pelas associações de turismo, o secretário parabenizou e destacou a importância dessa integração. “Sabemos que o turismo é uma atividade cooperativa”, comentou, lembrando dos desafios que exigem união entre municípios, Estado, associações, empreendedores e profissionais. Como exemplo, citou a resposta do Vale do Taquari ao impacto da enchente de 2024. “Associado ao Vale do Rio Pardo, certamente terá sucesso, pois tem muita coisa boa para mostrar.”

Santini também comentou sobre a segunda edição da Turisvales, anunciada durante o fórum. “Estaremos juntos com certeza.” Disse aguardar proposta do Município e associações de como o Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, poderá apoiar com recursos, na organização e na infraestrutura do evento.

Sebrae

O consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Maurício Schaidhauer foi o primeiro palestrante da tarde. Ele abordou o tema ‘Além do óbvio: desvendando novas ideias para experiências turísticas inesquecíveis’, lembrando que uma dos objetivos da instituição é fomentar o turismo, auxiliando com informações e conhecimento de mercado e gestão, além de mapeamento de potenciais turísticos.
Por outro lado, Schaidhauer também citou a importância de pensar o negócio “fora da caixa”, com criatividade, apresentando novos produtos, eventos, serviços e, principalmente, experiências. Para ilustrar, apresentou vários cases, em municípios de médio e pequeno porte que estão conseguindo atrair turistas. “Há várias situações e formas de aproveitar os espaços, muitas vezes ações simples e com poucos recursos.”

Consultor do Sebrae apresentou vários cases de sucesso no Estado (Foto: Caco Villanova)