Estão abertas as inscrições para os processos seletivos do Instituto Federal Sul Rio-grandense (IFSul) de Venâncio Aires para os cursos Integrados ao Ensino Médio, Superiores e, em breve, de especialização. O período vigente para os interessados se inscreverem segue até o fim de outubro, de acordo com a modalidade. Mais informações e editais podem ser conferidos no site da instituição.
No programa Terra em Uma Hora desta sexta-feira, 15, a chefe de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus do IFSul de Venâncio, Josí Aparecida de Freitas esteve presente para compartilhar as informações de cada processo. Os cursos do Integrado e Superior são totalmente presenciais e contam com cotas na seleção dos candidatos. Além disso, o processo de inscrição e todos os cursos são gratuitos para toda comunidade.
Com o Ensino Fundamental completo no ato da matrícula, os interessados podem se inscrever até o dia 23 de outubro no curso Técnico Integrado ao Ensino Médio de Informática, com 64 vagas disponíveis; e no curso Técnico Integrado ao Ensino Médio de Refrigeração e Climatização, com 32 vagas. Ambos os cursos são presenciais e têm quatro anos de duração. O processo de seleção será através de uma prova no dia 26 de novembro.
Já com o Ensino Médio completo na data da matrícula está sendo oferecido o curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com 32 vagas, aulas no turno da noite e três anos de duração. E, pela primeira vez, o curso Superior de Engenharia Mecânica, com 32 vagas, aulas também noturnas e em cinco anos de duração. Nestes processos, será realizada uma prova de redação no dia 19 de novembro, que selecionará 50% dos candidatos e o restante será por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Inscrições ocorrem até 23 de outubro.
O processo seletivo para o curso de ‘Especialização em Educação: a pesquisa como princípio pedagógico’ ocorre de 21 de setembro até 27 de outubro e tem 32 vagas. Os candidatos precisam ter um curso de graduação completo até a data de matrícula e o processo seletivo será por meio de um formulário, que será disponibilizado mais próximo da data nas redes sociais do campus. O processo de seleção, caos tenham mais de 32 inscritos, será por meio de estudo do currículo do candidato. O curso tem um ano de duração e as aulas ocorrem de forma presencial nas sextas-feiras à noite e nos sábados de manhã, e de forma remota nos sábados à tarde.
Fique ligado
• Josí ressalta que é preciso ter atenção no processo de inscrição, já que é feito o cadastro no portal Sou Gov e depois é necessário retornar para a página e finalizar a inscrição. Caso seja necessária ajuda ou orientação, ela afirma que está disponível o telefone e WhatsApp do IFSul (51) 3793-4200 para tirar dúvidas.
• No dia da prova é preciso ter documento de identidade atualizado, com a assinatura do estudante no documento. Ou, caso não seja possível ter a carteira atualizada no dia, que o candidato traga uma justificativa de que está encaminhada.