“É um momento importante e marcante poder entregar para a comunidade uma obra tão esperada e necessária.” A afirmação é do prefeito de Mato Leitão, Carlos Bohn, ao falar sobre o significado de inaugurar o Centro Administrativo do município. A solenidade está agendada para a manhã deste sábado, 29, a partir das 9h30min, e contará com a presença de autoridades, servidores públicos e da comunidade.
Após a cerimônia, os presentes poderão visitar o prédio. Amplo, moderno e sustentável, tem 1,5 mil metros quadrados e recebeu investimento de R$ 4,4 milhões. A nova sede da Prefeitura fica na rua Cônego Pedro Henrique Vier, número 580, com frente para a rua Otto Bugs. A estrutura tem dois pavimentos e, além de reunir todos os setores administrativos que já funcionam no atual prédio do Executivo, contemplará as secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e de Educação, Cultura e Desporto e o escritório municipal da Emater.
Um dos diferenciais da nova sede da Prefeitura da Cidade das Orquídeas envolve a preocupação com a sustentabilidade. O Centro Administrativo tem instalada uma usina de energia solar e uma subestação para abastecer outros prédios públicos e um sistema de aproveitamento da água da chuva. O prédio ainda conta com novidades estruturais, com a criação de um almoxarifado e de um auditório para receber até 60 pessoas sentadas.
Momento certo
Para o chefe do Executivo da Cidade das Orquídeas, foi preciso encontrar o momento certo para que o Município tivesse condições financeiras de realizar um investimento do valor necessário para erguer e estruturar o Centro Administrativo. “Não tem como negar que nós tivemos avanços extraordinários nos últimos anos, com desenvolvimento muito grande em termos de infraestrutura, atingindo outro patamar em todas as áreas, mas essa obra era necessária. Faltava isso”, salienta Bohn.
Em relação ao planejamento para a execução da obra, ele menciona a importância de ter liderado Mato Leitão em dois mandatos consecutivos. “Tivemos a oportunidade de fazer o planejamento e criar as condições para que o Município pudesse fazer o investimento e ter sua sede própria”, explica.
Conforme informado pela Prefeitura, o projeto para que o Centro Administrativo fosse erguido foi idealizado ainda em 2009, também no governo do prefeito Carlos Alberto Bohn, com a publicação do decreto de desapropriação da área, pertencente na época à empresa Fynomate Indústria Ervateira. A obra de construção iniciou em 10 de novembro de 2021 e foi oficialmente concluída neste mês.
“É um privilégio estar prefeito neste momento em que completamos 32 anos e é possível realizar esse grande sonho da comunidade. Sem dúvida nenhuma é uma estrutura que vai marcar um novo momento em termos de desenvolvimento do município.”
CARLOS BOHN
Prefeito de Mato Leitão
Vídeo
Na terça-feira, 25, a reportagem da Folha do Mate e da Terra FM visitou o Centro Administrativo, acompanhada do prefeito Carlos Bohn, para conhecer e detalhar o que vai funcionar no espaço. O resultado desse tour pode ser conferido no canal Terra Play, no YouTube.
Histórico
- Em 32 anos de história, a Prefeitura de Mato Leitão vai ocupar a terceira sede, desta vez em prédio próprio. Em 1993, no início do Município, a Administração atendia em uma casa alugada na rua Leopoldo Hinterholz.
- A partir de 1995, a sede passou para outro prédio alugado, onde funciona até hoje, entre a Igreja Matriz Santa Inês e o Colégio Estadual Poncho Verde. Este prédio pertence à Mitra Diocesana. Neste ano, a Prefeitura passa a atender em novo local, agora em uma sede definitiva.
Fomento ao turismo
- O prefeito de Mato Leitão, Carlos Bohn, acredita que o Centro Administrativo será muito relevante para o município no setor turístico, especialmente porque a região do Vale do Taquari vive um bom momento nesta área. “A catástrofe climática afetou, mas as atividades devem ser retomadas em breve”, comenta.
- “Somos a Cidade das Orquídeas no Rio Grande do Sul e isso nos diferencia. É um atrativo turístico natural e temos que concentrar nessa linha os nossos investimentos do turismo”, ressalta. Nesse sentido, ele menciona a obra de construção do Parque Jardim das Orquídeas, que será estruturado nos fundos do prédio, na área em frente à rua Cônego Pedro Henrique Vier. A licitação para essa obra será realizada no dia 10 de julho.
- O chefe do Executivo também menciona outras iniciativas cadastradas junto ao Governo do Estado na busca de recursos para construir, nas proximidades do Centro Administrativo, diversos atrativos turísticos, como um orquidário com 85 metros quadrados, que será aberto para visitação do público e contemplação de várias espécies de orquídeas.
- Ainda está projetada a estruturação de uma concha acústica, arquibancadas e um prédio com espaços culturais e de convivência. Também estão previstas duas iniciativas para o restante da área do Centro Administrativo envolvendo quadras de futebol society, vôlei de areia, basquete, cancha de bocha, pista de skate, brinquedos, academia, vestiários/sanitários de apoio, pistas de caminhada e iluminação em todo o complexo.
Setores e serviços no Centro Administrativo
Primeiro pavimento
- Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com sala destinada ao Bloco do Produtor Rural e balcão de atendimento
- Escritório Municipal da Emater
- Salas para a inspeção sanitária e atendimento do médico veterinário
- Sala de reuniões e para atendimento de grupos maiores
- Parte administrativa da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Cidadania
Segundo pavimento
- Tributos, Arrecadação e Fiscalização e arquivos
- Arquitetura e Engenharia
- Contabilidade e Tesouraria
- Controle Interno
- Chefe de Gabinete e Secretaria de Administração
- Primeira-dama
- Jurídico
- Imprensa
- Gabinete do prefeito
- Gabinete do vice-prefeito
- Sala de reuniões
- Recursos Humanos (RH) e arquivos
- Licitações e Contratos e setor de Compras
- Secretaria de Educação, Cultura e Desporto