Promovido pela Alliance One, o espetáculo teatral Reciclamundo ganha destaque como uma iniciativa criativa e pedagógica que busca instruir as crianças sobre a importância da reciclagem e as consequências severas da poluição. Idealizado em 2020 e colocado em prática em 2022, o espetáculo tem planejamento cultural da produtora D. Marin e direção e encenação dos atores da Companhia de Teatro Armazém. Também patrocinam a peça China Brasil Tabacos e Unifertil.
O Reciclamundo tem percorrido áreas rurais de municípios nos três estados do Sul do Brasil, alcançando escolas localizadas em regiões de produtores de tabaco. Venâncio Aires vai receber a peça no dia 30 de junho. Até o momento, foram realizadas 27 apresentações, reunindo, em média, 200 crianças por espetáculo, de um total de 74 planejadas. Em Santa Cruz do Sul, o espetáculo reuniu grande público nos dias 4 e 5 de maio, sucesso que promete se repetir em outras cinco apresentações em Venâncio e em Vera Cruz, onde ocorrerá no dia 29.
O enredo narra a história de dois personagens que vivem em ilhas de plástico em um futuro distópico, sendo os únicos sobreviventes devido à negligência da humanidade em cuidar do planeta Terra. Durante a peça, os protagonistas encontram um robô multifuncional que interage de forma lúdica com as crianças. Em um momento de clímax, o personagem realiza uma dança inspirada nos vídeos populares do TikTok, buscando conscientizar elenco e plateia sobre a reciclagem e os impactos da poluição.
Ações na empresa
Internamente, a Alliance One Brasil conta, também, com um movimento para reduzir os plásticos de uso único, adotando medidas como evitar o consumo de copos e garrafas descartáveis, incentivando o uso de canecas e bebedouros. Alinhadas aos princípios da agenda ESG, as ações revelaram a importância de trabalhar o tema com o público interno. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), apenas 4% dos quase 82 milhões de toneladas de resíduos gerados no Brasil em 2022 foram reciclados. Diante do cenário, a empresa está mobilizada para cumprir requisitos relacionados à sustentabilidade. “Quando falamos em meio ambiente dentro do contexto ESG, também temos como meta o apoio às comunidades e a responsabilidade social. Por isso, queremos levar projetos que beneficiem pessoas relacionadas ao nosso negócio. Buscamos oferecer cultura, educação e acesso para as comunidades onde estamos inseridos”, afirma a analista de Comunicação e Responsabilidade Social da Alliance One, Daiane Aguirres. (Fonte: Assessoria de Imprensa Alliance One)