Venâncio Aires registrou em 2025 – base de dados de 2023 – o seu melhor desempenho no índice de desenvolvimento calculado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). O estudo leva em conta dados relacionados às áreas de Educação, Saúde e Emprego e Renda. A média nestes três quesitos resulta no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). Na pesquisa mais recente, a Capital Nacional do Chimarrão ficou com IFDM 0,7831, maior da série histórica do levantamento feito pela Firjan.
Para consolidar o seu melhor IFDM, Venâncio Aires obteve índices de 0,6969 na Educação, 0,7397 na Saúde e 0,9128 em Emprego e Renda. Com exceção da Saúde – que em 2022 (base de 2020) teve índice de 0,7456 -, os demais são os melhores desde que a Firjan realiza o estudo. Emprego e Renda (0,9128) foi o único indicador do município que alcançou a classificação de ‘desenvolvimento alto’. O IFDM (0,7831) garante à cidade o ‘crescimento moderado’, acima das médias do estado (0,6751) e do país (0,6067).
Análise
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Marcos Hüttmann, destaca que o desempenho no quesito Emprego e Renda contribuiu essencialmente para que o município evoluísse no estudo. “Houve crescimento das atividades industrial e agroindustrial, com destaque para o setor de transformação e também a cadeia do tabaco. Além disso, nossos investimentos em infraestrutura, capacitação da mão de obra local e incentivos ao empreendedorismo contribuíram para a geração de empregos formais e também para o aumento de renda, refletindo positivamente no índice da Firjan”, diz o titular da pasta.
- Para chegar ao IFDM de cada município brasileiro, a Firjan utiliza dados como geração de empregos, médias salariais, taxas de matrícula e evasão escolar, qualificação de docentes da rede pública, índice de mortalidade infantil e consultas de pré-natal oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). São usados apenas dados oficiais, fornecidos pelo Governo Federal, o que justifica a demora na divulgação dos indicadores.
Classificação
- Municípios com IFDM entre 0,0 e 0,4: desenvolvimento crítico.
- Municípios com IFDM entre 0,4 e 0,6: desenvolvimento baixo.
- Municípios com IFDM entre 0,6 e 0,8: desenvolvimento moderado.
- Municípios com IFDM entre 0,8 e 1,0: desenvolvimento alto.