Com 850 participações, o eixo de infraestrutura, mobilidade e desenvolvimento foi considerado o mais importante na Consulta Pública para indicar sugestões para o Plano Plurianual (PPA) de Venâncio Aires 2026-2029. O formulário ficou disponível para a comunidade até a quarta-feira, 30 de julho, e agora as indicações passam a ser avaliadas pelos setores responsáveis na Prefeitura.
O eixo mais votado teve 51,7% das participações, seguido por bem-estar social (saúde, educação, habitação e programas sociais), com 28,2%, e raízes e pertencimento (acesso à cultura, esportes, espaços públicos e promoção do turismo e eventos) com 12,4%. Ao todo, cinco eixos foram disponibilizados (confira no box).
Segundo a equipe técnica do setor de Planejamento da Administração Municipal, o projeto do PPA conta com mais de 500 iniciativas que buscam o fortalecimento de serviços já existentes, além de projetos de inovação governamental e obras estruturantes.
Além da participação popular, a proposta também passa por cerca de 25 conselhos municipais, que têm a função de indicar problemas, validar o projeto e, por último, auxiliar na aprovação das áreas específicas.
Audiência pública
A audiência pública para apresentação do PPA para a comunidade será realizada no dia 13 de agosto, em horário a definir. O projeto será encaminhado para a Câmara de Vereadores no dia 15 e, posteriormente, o Legislativo ainda poderá realizar novas audiências, antes da votação em plenário.
Eixos
• Infraestrutura, mobilidade e desenvolvimento (obras, segurança e trânsito): 51,7%
• Bem-estar social (saúde, educação, habitação e programas sociais): 28,2%
• Raízes e pertencimento (acesso à cultura, esportes, espaços públicos e promoção do turismo e eventos): 12,4%
• Meio ambiente sustentável e Defesa Civil (projetos de resiliência climática e proteção da natureza); e gestão estratégica e inovação: juntas, somaram 7,7%.
O que é
O PPA é o plano oficial e legal do governo municipal, com as diretrizes, objetivos e metas.
Ele deve organizar em detalhes as políticas públicas que terão o foco da Administração nos próximos quatro anos, para soluções de problemas e oportunidades de desenvolvimento social e econômico.
A Prefeitura avalia de forma positiva a Consulta Pública, que teve como intuito despertar a participação da comunidade e, segundo o setor de Planejamento, muitas das sugestões já estão inclusas no projeto.