Público aproveita fim de semana com Dia das Mães para passear no Parque
Por Caco Villanova
Não tem desculpas para não ter vindo ao Parque Municipal do Chimarrão neste fim de semana de encerramento da 17ª Festa Nacional do Chimarrão (17ª Fenachim). Os dias estavam bonitos, com sol e temperaturas agradáveis, o domingo, 11, era das mães e ainda teve acesso gratuito para quem veio antes das 15h. E quem visitou a festa, gostou, elogiou a infraestrutura e a programação oferecida em nove dias de evento, caso do empresário de Cachoeira do Sul, José Nali dos Santos Henriques.
É a segunda vez que e família Henriques visita a Fenachim. José Nali veio no domingo, acompanhado da esposa Regina Helena e da filha Alana. A primeira vez foi em 2022 e já se impressionaram com a estrutura e, em especial, a gastronomia. “Viemos para comer galinha”, disse. O fato do prato tradicional não constar no cardápio da Festa não decepcionou, pois o costelão, segundo ele, “estava ótimo”. Também aproveitaram para comprar lembranças junto ao Pavilhão do Artesanato e produtos da agroindústria familiar.

Quem aproveitou o Dia das Mães para vir à terra natal Venâncio Aires no fim de semana, foi Júnior Ferreira e a esposa Carolina Glier. Além de trazer abraços e carinhos para Dona Sirlei da Rosa Ferreira e Dona Edelvane Glier, o casal aproveitou a tarde de sábado, 10, para prestigiar a Fenachim e assistir ao show do Tchê Chaleira, à noite, no lonão.
Há sete anos, o casal reside em Caxias do Sul, na região serrana, ele atuando como engenheiro civil e ela como servidora fisioterapeuta na prefeitura. Na visita ao Parque do Chimarrão, Carolina encontrou seu cunhado Rogério Vogt, o Alemonzito, colega do jornal Folha do Mate/rádio Terra FM. O momento gerou uma selfie em frente do Palácio das Soberanas. Para Júnior, voltar e caminhar pelo Parque do Chimarrão é uma forma de reconectar com a cidade natal.

Para carioca ver
A Fenachim tem uma característica muito regional, representada no chimarrão, bebida símbolo do Rio Grande do Sul, no churrasco e no rodeiro crioulo, normalmente encerrando a Fenachim. Por outro lado, tem capacidade de agradar visitantes de longe, como o carioca Jorge Vinício dos Santos, que curtiu as finais do tiro de laço, na pista do CTG Erva Mate.
Atuando em empresa do ramo de telecomunicações, Carioca, como obviamente é conhecido, reside em Venâncio Aires desde 2021. Ele esteve no rodeio acompanhando a namorada Carin Elizabeta Fett e família. Além de conferir a programação da Fenachim, também foi acompanhar as finais do tiro de laço. “Tem um primo da Carin, o Nicolas, competindo no dueto e no quarteto”, disse, elogiando laçador. A principal atividade do movimento tradicionalista, considera o rodeio um momento de integração.

A família Fett integra o Piquete Sinuelo do Pago, ambiente que Carioca demonstra certa intimidade. Inclusive, já encomendou uma bombacha preta para a namorada. Santos é um carioca ‘papa-goiaba’, denominação dada a quem reside na região de São Gonçalo, cidade fluminense de onde veio, mais precisamente do bairro Alcântara.