Sanga do Cambará terá obras de desassoreamento em novo trecho (Foto: Alvaro Pegoraro)
Sanga do Cambará terá obras de desassoreamento em novo trecho (Foto: Alvaro Pegoraro)

Começou ontem, 23, mais uma etapa do programa Desassorear RS, do Governo do Estado, em Venâncio Aires. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, Gustavo Von Helden, os trabalhos iniciaram em um novo trecho na Sanga do Cambará, na região baixa do município. O local onde ocorre a obra fica à direita do Acesso Grão-Pará no sentido cidade-interior.

“É um trecho um pouco mais curto que vai fazer a ligação direta da sanga com o Arroio Castelhano. Então, assim que concluído, a gente vai perceber muito mais vazão da água acumulada, porque ela vai despachar de forma mais rápida”, projeta Von Helden.

Esta é a terceira etapa das cinco previstas em sangas na Capital do Chimarrão. No entanto, além dessa, também há trabalhos previstos para o Arroio Castelhano – em toda a área ubrana -, que devem ser a última etapa executada pelo Estado. O repasse de recursos, contratação da empresa e liberação de etapas cabem ao governo estadual.

Até o momento, pouco menos de 50% dos 4,9 km de sanga cadastrados pela Prefeitura na inscrição do município no programa já foram desassoreados. Além disso, o conteúdo removido dos recursos hídricos soma 15 mil metros cúbicos. Até o fim de maio, eram 12 mil.

Desassorear RS

O Programa de Desassoreamento do Rio Grande do Sul (Desassorear RS) integra as ações do Plano Rio Grande e tem como objetivo promover o desassoreamento e limpeza de arroios, canais de drenagem e sistemas pluviais de municípios que, em decorrência das enchentes, declararam situação de emergência ou estado de calamidade.

O trabalho é realizado pelas secretarias de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) e de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), juntamente com as gestões municipais, que contam com financiamento, suporte técnico e supervisão do Estado, buscando promover mais segurança, estabilidade e resiliência a alagamentos.

O Desassorear RS tem como base dois eixos de atuação: o eixo 1, voltado para recursos hídricos de pequeno porte, abrangendo rios menores, de primeira, segunda e terceira ordem; e o eixo 2, que contempla rios maiores, de quarta ordem ou superior.