Em meio ao debate, Edson e Gustavo Hein relataram a experiência conjunto na lavoura
Em meio ao debate, Edson e Gustavo Hein relataram a experiência conjunta na lavoura (Foto: Juliana Bencke)

Altos custos, burocracia, crises econômicas, falta de créditos, dívidas e desequilíbrio climático são alguns entraves que impactam o setor primário. Ter noção desse cenário desafiador e saber sobre o papel de cada ente, na busca de políticas públicas que auxiliem o agricultor no enfrentamento dessas dificuldades, garantindo produtividade, rentabilidade e – talvez o mais importante – a permanência do jovem no interior, foram abordados no terceiro painel Gente & Negócios desta quinta-feira, 24, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

‘Gestão das propriedades rurais: entraves e estratégias para empreender no campo’ foi o tema do evento que reuniu os painelistas Joel Maraschin, chefe de Gabinete da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação e gerente-executivo da Expointer, que substituiu o secretário Edivilson Brum, convocado para reunião de secretariado pelo governador Eduardo Leite; Heitor Petry, presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede) e do Sicredi Vale do Rio Pardo; e Vicente Fin, chefe da Emater/RS-Ascar de Venâncio Aires. Eles abordaram os problemas enfrentados pelos agricultores e também discorreram sobre as potencialidades regionais, associativismo e cooperativismo, inovação tecnológica, conhecimento, diversificação e necessidade de mudanças de cenário e também de consciência.

A novidade no painel foi a apresentação de um case de sucesso no interior de Venâncio Aires. Elton e Gustavo Hein, pai e filho, falaram sobre o trabalhado desenvolvido na propriedade da família nos últimos anos, em Linha Herval. Depois que o jovem aprofundou os estudos na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) e se formou em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), retornando para cumprir seu papel no processo de sucessão, os rumos mudaram para melhor.

Os Hein decidiram diversificar a produção e escolheram a avicultura como principal cultura, integrada à BRF, de Lajeado. Hoje, criando cerca de 180 mil aves por lote, Elton está no topo do ranking de geração de Valor Adicionado Fiscal (VAF) de 2023 – que é o principal indicador de retorno do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) – entre os agricultores do município, atrás apenas do Condomínio Avícola Dália. Em sua participação no painel, não escondeu o orgulho de ver seu filho único assumindo o papel que um dia lhe coube, quando retornou para a propriedade dos pais, depois de uma experiência na cidade. “Voltei, também, com apoio do pai e da mãe.”

O painel

Apresentado e mediado pela jornalista e editora do grupo Folha do Mate/Terra FM, Letícia Wacholz, o Gente & Negócio foi transmitido, ao vivo, pela Terra FM e pelo canal Terra Play, no YouTube, entre 11h e 13h. O projeto tem patrocínio da Prefeitura de Venâncio Aires, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e GRA Máquinas/XCMG, e conta com apoio do Sicredi, Tabacos Marasca, Engetec Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, Continental Tobaccos Alliance (CTA), Clínica São Vicente, Dale Carnegie, Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), China Brasil Tabacos (CBT), Boi Gaúcho e Uniodonto.

Para agosto, em data a ser agendada, o quarto painel do ano abordará ‘Pesquisa e desenvolvimento: o papel das universidades além da formação profissional’.

Assista ao painel
Não assistiu ao primeiro painel do Gente & Negócios ou quer assistir novamente? Acesse o Terra Play, no YouTube.