Inovação e tradição familiar marcam os 40 anos da Tramontini

-

O olhar atento às oportunidades de mercado, a busca pela inovação e pela qualidade dos produtos marcam a história da Tramontini, empresa que completou 40 anos no dia 29 de março. Iniciada em Encantado, no Vale do Taquari, em 1984, por Derci Tramontini (já falecido) e filhos, o empreendimento familiar se transferiu para Venâncio Aires em 1997, com sede na RSC-453, e hoje ocupa uma área construída de 16 mil metros quadrados.

Na Capital do Chimarrão, a Tramontini cresceu em estrutura, definiu um novo nicho de mercado e se tornou referência na comercialização de tratores. Atualmente, tendo na direção os três filhos de Derci – Julio, Leonardo e Jacob – e neta Juliele Tramontini, a empresa figura entre as 25 maiores do município por Valor Adicionado Fiscal (VAF) e se destaca no mercado nacional.

“Fomos pioneiros no Brasil com a distribuição do trator de montanha, que se tornou o carro-chefe da empresa, com atuação voltada, especialmente, à Serra Gaúcha, Minas Gerais e São Paulo. Atualmente estamos abrindo revendedores em vários estados brasileiros e estamos otimistas com a evolução e distribuição em outras regiões do país”, comenta o diretor Julio Cezar Tramontini.

trator tramontini
Família Tramontini com o trator especial Antonio Carraro. À esquerda, o fundador da empresa, Derci Tramontini, falecido em 2021, com os filhos Leonardo, Julio e Jacob (Foto: Arquivo)

Além dos tratores de montanha, a Tramontini também produz reversores marítimos (caixa de marcha para embarcação ), sendo líder neste segmento, microtratores, motores e implementos agrícolas. Ao avaliar a trajetória das quatro décadas da empresa, Julio destaca o quanto o empreendimento sempre esteve atento às demandas do mercado e, a partir disso, passou a desenvolver novos produtos, especialmente com ênfase no agronegócio – característica evidente desde a criação da empresa.

“É uma enorme satisfação ver a equipe qualificada que a Tramontini tem. Não fizemos nada sozinhos, a equipe de colaboradores sempre se empenhou muito para participar dessa evolução, dando sequência ao que foi passado pelo nosso pai, Derci Tramontini. Ele foi muito importante na evolução tecnológica e preocupado com a qualidade do produto.”

JULIO CEZAR TRAMONTINI – Diretor

O início da Tramontini

Derci e o irmão Lino Tramontini eram proprietários da Retificadora Tramontini Ltda, oficina de automóveis em Encantado. Em 1979, o pedido do cliente Remídio Salton, para que se montassem um motor a diesel para um Jeep, foi o pontapé para que eles dessem início à fabricação de carretas agrícolas motorizadas. “Essas carretas eram montadas em cima do chassi de utilitários Ford Rural Jeep e Pick-up Wills e motor de Tobata”, explica Julio.

A experiência com as carretas foi positiva. No fim de março de 1984, teve fim a sociedade dos irmãos Tramontini e Derci e os três filhos criaram a nova empresa, com foco no ramo agrícola. As prefeituras estavam entre principais clientes das carretas motorizadas produzidas pela então Tramontini Implementos Agrícolas.

Foi justamente em uma reunião para comercialização do equipamento em Venâncio Aires, que o então prefeito Almedo Dettenborn convidou a empresa a se transferir para o município. “Em 1997 começamos a mudança para Venâncio, para o mesmo endereço onde atuamos hoje. O prédio na época era de apenas 2,4 mil metros quadrados”, relembra Julio.
Na época, a empresa já atuava também com a distribuição de microtratores, motores a diesel e reversores marítimos. Nos próximos anos, daria início à distribuição de tratores de quatro rodas, que se tornariam a principal força de vendas por um importante período e levariam o nome Tramontini pelo território brasileiro.

“A grande evolução da Tramontini aconteceu em Venâncio Aires. Em 2006, buscamos parceria com uma empresa chinesa para distribuição e nacionalização de tratores de quatro rodas. Com eles conseguimos ter uma nova rede de distribuição para diversos estados do país, além de Rio Grande do Sul e Santa Catarina”, explica Julio.

Entre 2009 e 2014, foram comercializados diversos modelos de tratores, com o impulso do Finame, financiamento de máquinas agrícolas do Governo Federal, voltado à produção de alimentos. A partir de 2015, a Tramontini deu início a uma nova etapa, com os tratores especiais, que se tornaram a principal linha da empresa, a partir da parceria com a italiana Antonio Carraro.

Confira o caderno especial produzido pela Folha do Mate

 

 


Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido