Estudantes de Ensino Fundamental e Médio e pessoas da comunidade são convidadas a escrever relatos, experiências e reflexões acerca do evento climático extremo que atingiu o Rio Grande do Sul no último mês. O concurso de redação ‘Ensinamentos do pós-enchente’, promovido pela Prefeitura de Venâncio Aires, foi lançado na manhã desta quarta-feira, 5, quando começaram as inscrições.
A iniciativa e desenvolvida em parceria pelas secretarias de Meio Ambiente, Educação e a Coordenadoria de Comunicação e Marketing do Município, e integra a programação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente hoje.
O secretário de Educação, Émerson Eloi Henrique, também reforça a importância do concurso como um espaço para que a comunidade se expresse. “A escrita nos faz pensar e isso é muito importante, especialmente para as crianças, para que possam refletir e compreender o que aconteceu”, destacou, ao lembrar que o tema ambiental sempre foi muito trabalhado nas escolas, mas, agora, mais do que nunca, o momento é oportuno.
“Queremos incentivar que estudantes e pessoas da comunidade enviem relatos, experiências e os ensinamentos deste período ainda tão vivo para todos nós. Teremos um momento muito bonito de premiação desses relatos e memórias encerrando nossa programação, juntamente com um bate-papo com convidados especiais, no dia 19 de junho”, comenta a secretária do Meio Ambiente, Carin Gomes.
Segundo a coordenadora de Comunicação, Daiana Nervo, a intenção do evento no dia 19, que será realizado a partir das 19h30min, no Clube de Leituras, é possibilitar que alunos e a comunidade, de forma geral, possam ouvir especialistas no tema das enchentes e aprender mais sobre este assunto, que está na pauta de toda sociedade. “Também pretendemos, neste dia, fazer uma homenagem aos voluntários que tanto contribuíram durante as enchentes.”
Sobre o concurso de redação
1. As inscrições podem ser feitas até 14 de junho, diretamente nas escolas ou por meio do WhatsApp da Prefeitura (51) 9910-9500.
2. O texto deve ser dissertativo de gênero literário livre (pode ser crônica, relato ou poema, por exemplo) e deve ter no máximo 3 mil caracteres.
3. O tema central deve ser ‘Os ensinamentos do pós-enchente’.
4. As categorias são Ensino Fundamental, Ensino Médio e Comunidade em geral.
5. Para se inscrever é necessário informar o nome completo do autor do texto, idade, telefone de contato e categoria. Estudantes também precisam indicar nome da escola e série.
6. A premiação será divulgada nos próximos dias. Entre elas, estarão assinaturas-cortesia da Folha do Mate. Os textos vencedores em cada categoria também serão publicados no jornal.