A oportunidade de concluir o Ensino Médio de forma gratuita segue aberta para jovens e adultos que queiram participar da Educação à Distância para Jovens e Adultos (EAD EJA) do Serviço Social do Comércio (Sesc). O prazo para novas inscrições segue até esta sexta-feira, 12. O edital e as inscrições são feitas em www.sesc.com.br.
Os interessados devem ter mais de 18 anos e Ensino Fundamental completo. As vagas são destinadas para pessoas com renda familiar bruta mensal de até três salários-mínimos nacionais, e, preferencialmente, que sejam trabalhadoras do comércio de bens, serviços e turismo ou dependentes, ou que sejam egressos da rede pública de ensino. A matrícula permite, ainda, a participação dos estudantes em atividades de cultura, esporte e lazer oferecidas pelo Sesc nas unidades.
A modalidade oferece, além da formação gratuita no Ensino Médio, também qualificação profissional em Produção Cultural. O curso tem duração de três semestres e carga horária de 1,2 mil horas, sendo 80% das aulas em formato virtual e 20% em formato presencial. Em todo o RS são 1.280 vagas distribuídas em 33 municípios gaúchos e na Capital do Chimarrão são 30 vagas disponíveis. As aulas da turma de Venâncio começam no dia 11 de março, com encontros presenciais nos sábados pela manhã.
A diretora do Sesc de Venâncio Aires, Diane Lacerda Araújo, explica que a vaga só é 100% garantida depois que a documentação é entregue, após a pré-inscrição no site. O período de entrega da documentação já está aberto e segue até o dia 31 de janeiro. “Mais de 50 pessoas já se inscreveram no site, mas ainda tem vagas e vale a pena se inscrever”, frisa.
Ela comenta que os inscritos são chamados, preferencialmente, por ordem de inscrição, mas o prazo de entrega está aberto para todos que se pré-inscreveram. A entrega é feita no polo de Venâncio Aires, localizado na rua Jacob Becker, número 1.676, no Centro. O horário de atendimento do Sesc de Venâncio é de segunda a sexta das 9h às 19h e nos sábados das 8h às 12h.
Saiba mais
• A EAD EJA é oferecida pelo Sesc, em parceria com o Senac, responsável pela plataforma virtual.
• O curso é oferecido em 13 estados, nas regiões Norte, Nordeste e Sul.
• No EAD EJA, a construção dos conteúdos foi baseada em experimentações, simulação de práticas, mecanismos de jogos, dramatizações e outras estratégias que possibilitam maior interação com os participantes.