Frente Parlamentar para o Fortalecimento das Relações entre Rio Grande do Sul e os Povos de Língua Alemã
Frente Parlamentar para o Fortalecimento das Relações entre Rio Grande do Sul e os Povos de Língua Alemã foi instalada nesta terça-feira (Foto: Larissa Carlosso / Assessoria Airton Artus)

No início da tarde desta terça-feira, 8, foi instalada a Frente Parlamentar para o Fortalecimento das Relações entre Rio Grande do Sul e os Povos de Língua Alemã com a presença de autoridades consulares, gestores públicos, representantes de universidades e órgãos da cultura. A iniciativa é do deputado Elton Weber (PSB), ao lado dos deputados Joel Wilhelm (PP) e Airton Artus (PDT).

Para Weber, o Memorial da Legislativo, local do ato,  é emblemático porque quando foi sede do Parlamento gaúcho abrigou em seu plenário parlamentares de origem alemã. A formação do colegiado visa a fortalecer relações institucionais estabelecidas durante as comemorações,  no ano passado,  do bicentenário da imigração no estado. Conforme o deputado, a partir das celebrações,  a proposta é construir aprofundamento das relações e ampliar os espaços de troca. Além da Assembleia, convidou o Executivo e os municípios para atuarem juntos no fortalecimento das co-irmandades dos povos falantes da língua que estão espalhados na Alemanha, Áustria, Hungria e outros.

Joel Wilhelm afirmou o colegiado terá o desafio de valorizar e manter vivo o legado dos imigrantes que chegaram, primeiramente, em 1824, em São Leopoldo e vales do Paranha e do Caí. “Juntar as informações e reuni-las em um único espaço para preservar essas vivências, valorizar o sombolismo das pequenas comunidades que mantém as tradições e mostrar para as futuras gerações”, assinalou.

Artus destacou, durante sua fala, a relevância de valorizar a cultura germânica no Rio Grande do Sul, ressaltando as tradições, a língua e os costumes que foram trazidos pelos imigrantes e que continuam a enriquecer a identidade do estado até os dias atuais. “Esta Frente Parlamentar é também uma forma de reconhecimento da importância e da influência da Imigração Alemã nas áreas da cultura, gastronomia, folclore, incluindo a música e a dança, no ensino, na religião e, também, nos processos industriais que tanto colaboraram para o nosso estado”, afirmou.

Parceiro estratégico

Para o cônsul-geral da Alemanha Marc Bogdahn,  os vínculos entre os povos são muito fortes, quase simbióticos em muitas áreas. Só na economia, quase mil empresas alemãs estão estabelecidas no país. No plano político, afirmou que Brasill é o único parceiro estratégico na América Latina. “Com as turbulências no mundo, as nossas relações institucionais vão crescer. É importante para a Alemanha”, sentenciou. Sobre os costumes,  considerou que muitas das tradições de lá foram inseridas na cultura local e hoje assumem uma forma abrasileirada se inserindo na vida da população. Acredita que a co-irmandade pode ser assumida com vínculos estaduais, a exemplo do que há com os municípios e os intercâmbios entre cidadãos. O Bispo auxiliar de Porto Alegre Darley Kummer se manifestou enaltecendo o legado de fé dos imigrantes. (Fonte: Assembleia Legislativa do RS e assessoria de imprensa do deputado Airton Artus) 

Airton Artus é um dos deputados proponentes (Foto: Fernando Gomes/ AL/RS)

LEIA MAIS: