Nesta terça-feira, 14, integrantes do Instituto Família Royer, estiveram visitando a Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, onde se encontraram com o presidente da casa, vereador Gerson Ruppenthal (PDT), e com a vereadora Claudete Cittolin (PSD). O objetivo da visita foi apresentar a associação, o projeto de construção de um Centro Geriátrico na Capital do Chimarrão e pedir apoio dos vereadores para apreciação e votação de um Projeto de Lei, que deve ser enviado pelo executivo, concedendo o título de Utilidade Pública ao Instituto Família Royer.
Segundo o presidente da associação, Rogério Royer, esta outorga credencia o instituto a buscar recursos financeiros e emendas parlamentares junto aos órgãos municipais e estaduais, além de doações empresariais aos projetos.
O trabalho social e assistencial é a marca da associação, que tem entre seus projetos, a construção de Centros Geriátricos nas cidades de Venâncio Aires e Itapiranga, em Santa Catarina, cidades que abrigam os descendentes da família Royer. Serão completas casas de convivência de longa permanência, para hospedagem e acolhimento a idosos carentes, onde terão moradia digna, alimentação adequada e cuidados especiais. O objetivo é acolher e cuidar os idosos, oferecendo ambiente familiar, proteção, carinho e amor.
O instituto adquiriu 12,25 hectares de terra na Linha São João, interior de Estância Nova, junto a uma casa antiga construída em 1880 pelo primeiro imigrante da família no Brasil, Mathias Royer. Segundo Rogério, o prédio terá 1.732 metros quadrados e a construção deve iniciar até o fim deste ano. O Centro Geriátrico deve abrigar, em um primeiro momento, 52 idosos. Na segunda etapa, 104 idosos. “Será um Centro Geriátrico modelo, com energia solar, elevador, gerador próprio, poço artesiano. Será um trabalho voluntário, social e assistencial buscando atender todas as pessoas que necessitam ser atendidas, com convênios com municípios como Venâncio Aires e outros municípios da região”, explicou.
Atualmente, a entidade conta com 120 sócios que contribuem mensalmente, além de pessoas e empresas que realizam doações. Os investimentos na construção do Centro Geriátrico em Venâncio Aires devem chegar a R$ 6,5 milhões. O presidente da Câmara, Gerson Ruppenthal, garantiu apoio a iniciativa e se comprometeu a apresentar o projeto aos demais vereadores.
“Saio daqui emocionadíssimo. O presidente da Câmara aceitou o nosso projeto, que também já tem o apoio do secretário Nelsoir Battisti. Nós estamos pedindo aos senhores vereadores que concedam o título de utilidade pública ao Instituto Família Royer, para que nos credenciemos a nível municipal. Queremos fazer mais por aqueles que precisam. Nosso coração e o nosso amor são muito grandes”, finalizou Rogério.
Instituto Família Royer
O Instituto Família Royer é uma associação civil, de cunho não governamental, sem fins econômicos, de caráter assistencial, cultural, social, recreativo e ambiental, que foi fundado em 14 de fevereiro de 2021 e tem sua sede em Linha São João, Venâncio Aires, e filial, em Linha Beleza, Itapiranga, Santa Catarina.
Fonte: AI Câmara de Vereadores de Venâncio Aires