Invadido pelas águas, plenário da Câmara terá que passar por reformas

-

A Casa do Povo de Venâncio Aires não escapou dos estragos decorrentes da maior catástrofe natural da história do Rio Grande do Sul. Assim como residências e empreendimentos localizados na parte baixa da cidade, a sede do Poder Legislativo foi invadida pelas águas do arroio Castelhano durante a semana e são vários os estragos. A maior preocupação é com o estado do Plenário Vicente Schuck, que fica no pavimento térreo do prédio e é o local onde são realizadas as sessões da Câmara todas as segundas-feiras.

Em razão da necessidade de proteção acústica, o plenário tem carpete, material que ficou destruído a partir da ação da água. Também foram danificados móveis – incluindo as ‘meias-luas’ ocupadas pelos vereadores durante as sessões -, fiação elétrica e alguns itens utilizados para transmissão dos encontros legislativos. Pelo menos 30 centímetros de água teriam se acumulado no prédio, segundo marca que pode ser vista no local. Assim que o nível do alagamento baixou, os trabalhos de limpeza foram iniciados.

A presidente do Legislativo, Claidir Kerkhoff Trindade (Republicanos), confirmou que a sessão de segunda-feira, 6, será realizada no Plenarinho João Jorge Hinterholz, no segundo andar da Câmara e onde há estrutura adequada para o encontro. Sobre reforma, Claidir informa que o carpete será trocado por um piso especial, para não prejudicar a questão da acústica, e que outros consertos serão analisados. “Não podemos correr o risco de novamente entrar água e estragar tudo mais uma vez”, argumentou ela.

Reforma

Claidir ressaltou que a intenção é fazer uma reforma mais completa na parte térrea do prédio, mas a proximidade com o período eleitoral deve inviabilizar gastos que não estão previstos para este ano. A presidente da Casa acredita que o trabalho possa ocorrer após o pleito que vai escolher novos representantes municipais, em outubro, ou a partir de dos primeiros dias de 2025, quando a Câmara terá outra composição.

Importante

• Ainda não há definição de nova data para a realização da sessão solene da Câmara de Vereadores para a entrega de títulos de Cidadão de Venâncio Aires. A cerimônia estava marcada para o dia 9 de maio e integrava a programação da 17ª Festa Nacional do Chimarrão (17ª Fenachim), que foi adiada para 2025.



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido