Itacir Brassiani será ordenado bispo da diocese de Santa Cruz do Sul no domingo

-

Ocorre domingo, 29, na Catedral São João Batista, em Santa Cruz do Sul, a cerimônia de ordenação episcopal e posse canônica do monsenhor Itacir Brassiani, 64, como o 5º bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul. A solenidade, com início às 15h, será presidida por Dom Leomar Brustolin, arcebispo de Santa Maria, e terá como coadjutores Dom Aloísio Alberto Dilli e Dom Guilherme Antônio Werlang, bispo diocesano de Lages (SC). O monsenhor Itacir vai substituir Dom Aloísio Dilli, que está com 76 anos (a idade limite para que os religiosos deixem as atividades na igreja é de 75 anos) e se tornará bispo emérito.

Brassiani explica que o lema episcopal escolhido para seu ministério, ‘Guiados pelo Evangelho da Cruz’, tem duas razões. Conforme ele, o lema trata Jesus crucificado e que isso o faz irmão da humanidade. Deus também é fiel com seu amor, através do amor sem medida. O segundo motivo é o nome da diocese, que contém a simbologia da cruz em Santa Cruz do Sul. A partir de sexta-feira, 27, ele passará a residir no município, junto ao atual bispo e três padres, aumentando a expectativa para o novo trabalho.

“Me tornar bispo é algo novo na minha vida de ministério. Novo pelo lugar que devo conhecer melhor, pelas pessoas e também por aprender com aqueles que já realizam o trabalho na diocese. Pretendo caminhar junto com a comunidade e, principalmente, que eu possa estar de acordo com o Evangelho e com Jesus Cristo. Que eu possa caminhar ao lado das pessoas e ajudar em tudo que for possível”, comentou.

Conforme o pároco da Paróquia São Sebastião Mártir, Roque Hammes, representantes e fiéis de Venâncio Aires participarão da celebração de ordenação do novo bispo no domingo em Santa Cruz do Sul. “Um ônibus sairá em frente à Igreja Matriz às 13h30min, e, além disso, várias pessoas irão de carro particular. Para participar da caravana, que é gratuita, é necessário realizar a inscrição até o meio-dia desta quinta-feira, 26”, explica.

O primeiro contato do monsenhor com a comunidade aconteceu durante a romaria realizada no domingo, 8, em Santa Cruz do Sul. “Me senti muito bem acolhido por todos durante a romaria. Os fiéis podem contar com o meu trabalho ao lado deles e estou disposto a aprender com todos”, ressaltou Brassiani.

*Com informações AI Diocese de Santa Cruz do Sul

Conheça Itacir Brassiani

• Nasceu em São José do Herval, território pertencente a Soledade. Com 2 anos e meio, se mudou com a família para Santa Catarina, no município de Anchieta, onde trabalhou como agricultor até os 16 anos. Dos 16 aos 20 anos, foi comerciário e, em 1977, se formou no curso técnico em contabilidade, atuando como auxiliar de contabilidade por dois anos.

• Em 1980, foi admitido no processo de formação dos Missionários da Sagrada Família, onde frequentou o Postulantado e se licenciou em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF), em 1982. Também cursou Teologia no Instituto Missioneiro de Teologia, em Santo Ângelo. Foi ordenado padre no dia 21 de fevereiro de 1987.

• Entre 1987 e 1989, foi vigário paroquial da Paróquia Sagrada Família, em Santo Ângelo. Em 1990 e 1991, foi membro da Equipe de Pastoral da Rua de Belo Horizonte (MG). A função de pároco foi exercida nas paróquias Sagrada Família (1993-1997) e Santo Antônio (1987-1988), ambas em Santo Ângelo.

• De 1988 até 2008, foi professor de Teologia em Santo Ângelo. Atualmente, o padre Itacir Brassiani é o superior provincial para a América Latina dos Missionários da Sagrada Família. Ele foi vigário-geral dos Missionários da Sagrada Família em Roma (2007-2013) e vai substituir dom Aloísio Dilli, que está com 76 anos.



Júlia Brandenburg

Júlia Brandenburg

Acadêmica do curso de Jornalismo na Universidade de Santa Cruz do Sul

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido