O Itamaraty comunicou oficialmente à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul que os deputados estaduais terão acesso à Conferência das Partes (COP-10) no Panamá. O documento enviado à presidência do parlamento gaúcho reitera que o Ministério, por intermédio da Embaixada do Brasil na Cidade do Panamá, estará disponível para facilitar e coordenar sessões informativas de ‘debriefing’ com os parlamentares interessados em participar do evento, agendado entre os dias 5 e 10 de fevereiro, na América Central.
A notícia foi celebrada pelo deputado Marcus Vinícius (PP), que presidiu a Subcomissão em Defesa do Setor Produtivo do Tabaco e Acompanhamento da COP-10. “O apoio e a pressão que exercemos foram fundamentais para garantir essa condição aos deputados estaduais. Teremos voz e acesso, o que é vital para defender essa cadeia produtiva que sustenta milhares de famílias. É uma fonte de renda e trabalho justos, que merecem não só nosso respeito, mas também nosso empenho pela liberdade de produção”, afirmou.
Marcus Vinícius destacou ainda a influência do trabalho do deputado Zé Nunes (PT) na decisão do Itamaraty de formalizar o convite e acesso aos deputados. “O acesso do deputado junto ao governo federal foi muito importante nesta construção. Seu trânsito em Brasília impulsionou o trabalho construído na Assembleia Legislativa”.
De acordo com Marcus Vinicius, a oficialização do Itamaraty fortalece a mobilização da Missão Oficial declarada pelo parlamento gaúcho, o que seguramente, segundo o parlamentar, estimulará a participação de mais deputados no evento.
Fonte: Assessoria do deputado Marcus Vinícius