O candidato do 12 à Prefeitura de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT), durante encontro com representantes do Movimento da Juventude Rural do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), apresentou suas propostas para ampliar o apoio ao interior, especialmente para manutenção do jovem no campo. Ampliação na infraestrutura de redes trifásicas, pavimentação e oportunidades específicas para os jovens são compromissos da coligação ‘Para Frente Venâncio’ com o meio rural.
Ao conversar com representantes da juventude sindical, Jarbas recebeu as pautas do setor e o diagnóstico comum de que os jovens enxergam na agricultura uma opção profissional promissora. “A gente vê não apenas o desejo de permanecerem no campo, mas muitos retornando a residir no meio rural depois de experiências na cidade”, relatou Gilmar de Oliveira, representante dos jovens do STR. Investimentos em energia elétrica, estradas e programas de incentivos ao jovem rural, como destinação de adubo e calcário, são sugestões dos representantes para incentivar a permanência dos jovens.
O candidato destacou a importância dos movimentos da juventude nos sindicatos e dentro das associações de agricultores. Lembrou, ainda, que está na hora de incluir uma cadeira para os jovens rurais também junto ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder). O prefeito e candidato à reeleição reforçou o compromisso em avançar com os investimentos em redes trifásicas e ampliações de redes baixas no interior e buscar melhorias para internet e telefonia rural. Para as estradas, Jarbas da Rosa destaca que a principal solução é a ampliação dos investimentos em pavimentação, especialmente ligando os centros dos distritos, bem como terceirização de horas-máquina junto às propriedades, permitindo assim que as capatazias se concentrem na manutenção das vicinais.
No Plano de Governo 12, outras medidas de apoio ao meio rural dizem respeito ao fomento a novas agroindústrias, ampliação do abastecimento de água, criação de um Fundo de Recursos para Calamidades e maior acesso às linhas de financiamento direto (Promagro).
(Fonte: AI ‘Para Frente Venâncio’)