Encerrada nesta quinta-feira, 22, a 26ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios teve número recorde de participantes e selou importantes compromissos para o avanço da pauta municipalista no Congresso Nacional e Governo Federal. Com a participação de mais 12 mil municipalistas, sendo quatro mil prefeitos, a mobilização reuniu os principais líderes dos poderes Executivo e Legislativo, demonstrando a força do movimento municipalista. O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, participou do evento ao lado de outros líderes dos Vales do Taquari e Rio Pardo e fez uma avaliação positiva da mobilização.
Entre os destaques, na noite de terça-feira, 20, uma reunião com a bancada federal gaúcha para tratar das principais demandas dos municípios do Rio Grande do Sul. O encontro, realizado nos plenários 9 e 10 da Câmara dos Deputados, foi marcado por forte adesão de prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, que lotaram os espaços para debater os desafios enfrentados pelas administrações locais.
A necessidade de maior agilidade e desburocratização na liberação de emendas parlamentares, a criação de um fundo de desenvolvimento exclusivo para o Sul do Brasil e a urgente reestruturação da saúde e da previdência municipal foram pautas em destaque na reunião.
Outro ponto importante que foi debatido foi o apoio às emendas da PEC 66/2023, que propõe medidas de sustentabilidade fiscal para aliviar os municípios com regimes próprios de previdência. “As dívidas não foram geradas pelas gestões atuais. Precisamos de justiça federativa e do compromisso dos nossos deputados no apoio a essa PEC”, defendeu a presidente da Federação dos Municípios do RS, Adriane Perin de Oliveira.
A securitização das dívidas agrícolas foi apontada como saída urgente para salvar a agricultura gaúcha, especialmente em um estado que sofreu com cinco estiagens e duas enchentes consecutivas. As dificuldades no custeio de programas federais e os atrasos nos repasses da saúde também foram debatidos na noite. Ao final da reunião, o deputado federal líder da bancada, Marcelo Moraes, sugeriu a realização de encontros periódicos em Porto Alegre para manter a bancada alinhada com os prefeitos. “Não basta anunciar recursos. Precisamos saber o que de fato chega aos municípios e garantir que essa verba se traduza em serviços à população”, concluiu.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura