O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, participa, na Capital Federal, da Marcha a Brasília pela Reconstrução dos municípios do Rio Grande do Sul. Mais de 400 gestores gaúchos estão reunidos no evento promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em parceria com a Famurs. O encontro, nos dias 2 e 3 de julho, visa pressionar o Governo Federal por avanço nas medidas emergenciais e estruturantes para o reestabelecimento das localidades afetadas pelas enchentes no Estado.
De acordo com o prefeito da Capital do Chimarrão, apesar de muitos anúncios, seguem amarrados os recursos para a calamidade no Estado e, até mesmo, a liberação do programa Auxílio-Reconstrução, que deveria atender emergencialmente as pessoas. “60 dias após o evento, os municípios sentem as quedas do ICMS e ISS e continuam tirando dos próprios cofres os recursos para atendimento emergencial às pessoas. A pressão de todos os prefeitos é para buscar o socorro necessário para reerguemos a quarta maior economia do Brasil, que paga mais de R$ 100 bilhões de impostos”, frisou.
Durante os dois dias de Marcha, os gestores irão discutir com deputados e senadores sobre recursos extras aos municípios gaúchos. Também há agendas previstas com os ministros da Saúde, Nísia Trindade; de Portos e Aeroportos, Silvio Costa; Desenvolvimento Social, Wellington Dias e o da Fazenda, Fernando Haddad.
Por Venâncio Aires, o prefeito ainda terá encontros com deputados federais da sua base e no Ministério da Educação em busca da liberação de recursos para a obra da nova Emei Closs, com projeto cadastrado há dois anos e que na última enchente teve o prédio atual completamente inviabilizado.
Fonte: AI Prefeitura