Dupla reeleita para o Executivo de Venâncio Aires terá a maioria no Legislativo: são nove governistas e seis parlamentares de oposição
Com 167 nomes à disposição, a população venâncio-airense escolheu, no domingo, 6, os 15 representantes na Câmara de Vereadores para o mandato 2025-2028. A maior bancada é a do PDT, com cinco cadeiras, seguida do PP (três), MDB (duas) e PL, Podemos, Republicanos, PSB e PSD, com um representante cada.
Em relação a 2020, o maior crescimento é do PP, que ‘herdou’ a cadeira de Diego Wolschick (que migrou do PTB para o PP) e ganhou mais duas. PDT e MDB ganharam um vereador cada, enquanto que Republicanos, Podemos, PL e PSD mantiveram o número – sendo que o Republicanos tem, neste momento, dois representantes pela mudança de Claidir Kerkhoff (eleita pelo PSL). O PSB perdeu um representante. Entre os partidos que colocaram candidatos à disposição da comunidade, quatro não terão representantes: PSDB, União Brasil, PT e Cidadania.
Sendo assim, a bancada governista, formada por PDT, MDB, Republicanos e PSD, ocupará nove das 15 cadeiras na Casa do Povo. Em entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM, ontem, a dupla reeleita para o Executivo da Capital do Chimarrão, Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB), afirmou que a expectativa é de respeito e trabalho conjunto entre o Legislativo e a Prefeitura. “Nos notabilizamos pelo respeito nesses quatro anos. Todos os eleitos já têm experiência política, direta ou indiretamente, com envolvimento com a comunidade ou partidos e entendem essa relação. Precisamos discutir projetos para o avanço da comunidade venâncio-airense, e não ter embates”, destacou Jarbas.
Vice-prefeita reeleita, Izaura Landim disse que a dupla recebeu com alegria os eleitos e que não deve ter problemas com os vereadores. “Já estivemos lá. O vereador não deve se colocar contra a comunidade, está lá para aprovar, questionar e criar projetos. Se o nosso projeto não estiver ‘redondo’, ele deve ajustar. Temos respeito pelo Poder Legislativo, que deve ser independente, e reconhecemos a importância dele. Estamos abertos a conversar com esse grupo tão importante que representa a população de Venâncio Aires”, declarou.