Jovem Aprendiz: porta para ingressar no mercado de trabalho

-

O programa Jovem Aprendiz é uma iniciativa do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) para inserir jovens no mercado de trabalho, proporcionando oportunidades de aprendizado e crescimento profissional desde a adolescência. Em Venâncio Aires, o Ciee está localizado na rua Osvaldo Aranha, 900, no Centro, e atende 150 jovens. O maior número de participantes é de Ocupações Administrativas, sendo 125, o restante é de Comércio e Varejo.

Para os jovens, o programa oferece uma chance de adquirir experiência prática em um ambiente de trabalho, ao mesmo tempo em dão continuidade a sua formação educacional. Nos encontros realizados uma vez na semana, são trabalhados assuntos sobre o mundo do trabalho e fatores de como viver em sociedade. Nos outros dias da semana, os aprendizes atuam na prática nas empresas.

A instrutora de aprendizagem, Priscila Weschenfelder, 29 anos, trabalha no Ciee há mais de seis anos e atualmente atende todas as turmas. Ela afirma que a oportunidade que o Jovem Aprendiz oferece para os jovens ingressarem no mercado do trabalho é de muita relevância para o crescimento pessoal e profissional dos atendidos. “A mudança de um jovem quando entra e quando sai do Ciee é muito grande. O Centro de Integração prepara, oferece suporte e oportunidades para o mercado de trabalho. É muito gratificante quando acompanhamos a evolução deles”, comenta.

A instrutora de aprendizagem Priscila trabalha com todas as turmas de jovens no Ciee (Foto: Júlia Brandenburg)

Além de Priscila, atuam no Centro de Integração Empresa-Escola, a auxiliar operacional, Sabrina Faby dos Santos, e a jovem aprendiz Maria Eduarda Henckes.

Sabrina Faby dos Santos e Maria Eduarda Henckes (Foto: Júlia Brandenburg)

“O Jovem Aprendiz é a nossa vitrine e o preparo para o mercado de trabalho”

Em junho deste ano, jovem aprendiz Heloiza Zinn Dettenborn, 19 anos, completa o ciclo de dois anos no Ciee. Todas as segundas-feiras, ela realiza a parte teórica e de acompanhamento com a instrutora Priscila. Nos demais dias, faz a prática na Cooperativa Sicredi.

A estudante do 1º semestre de Ciência da Computação na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) considera que o processo de aprendizagem adquirido com o Jovem Aprendiz é de extrema importância para o seu preparo profissional.

“É muito importante ter contato com outras pessoas, dividir os momentos e a rotina do mercado de trabalho nas segundas-feiras. A oportunidade de poder contar no currículo os dois anos do curso de Ocupações Administrativas conta muito. Aqui é a nossa vitrine, é o reflexo dos jovens e também de preparo para o mercado de trabalho”, comenta.

Heloiza completa os dois anos de Jovem Aprendiz em junho (foto: Júlia Brandenburg)

De aprendiz a coordenadora

Uma das histórias de sucesso do mercado de trabalho após concluir o Jovem Aprendiz é de Bruna Mariana Seibt, de 21 anos. Após concluir a etapa de aprendizagem pela HS Manutenção Industrial, há dois anos, foi efetivada pela empresa e atualmente é coordenadora de Recursos Humanos.

Segundo ela, através do Ciee pôde conhecer e desenvolver suas habilidades, que foram fundamentais para atuar na coordenação do setor. “Quando iniciei o processo de aprendizagem, jamais poderia imaginar que tinha capacidade de chegar tão longe. Ao longo do processo descobri mais sobre a minha identidade. O Ciee foi a primeira oportunidade para me tornar a profissional que sou hoje”, relembra.

Bruna é coordenadora de Recursos Humanos da HS Manutenção Industrial (foto: arquivo pessoal)

Relato de repórter

Dos 14 aos 16 anos, tive a oportunidade de ser Jovem Aprendiz e realizar o curso de Ocupações Administrativas pelo Frigorífico Sapé. De lá para cá, muitas portas se abriram e oportunidades surgiram pela consequência do currículo. O Ciee me preparou para o mercado de trabalho e foi a oportunidade que eu precisava para me conhecer como profissional. Através das dinâmicas e encontros que na época realizava nas terças-feiras, muito me agregou e me sinto feliz e orgulhosa em ter tido essa oportunidade como início da minha jornada de trabalho.

Júlia Brandenburg – repórter da Folha do Mate



Júlia Brandenburg

Júlia Brandenburg

Acadêmica do curso de Jornalismo na Universidade de Santa Cruz do Sul

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido