A Capital do Chimarrão tem um representante no Campeonato Brasileiro de Karatê, organizado pela Federação Brasileira de Karatê (FBK), entre os dias 8 e 10 de setembro, em São José do Rio Preto, em São Paulo. O jovem Wesley Riquelme Porto Lopes, de 15 anos, é atleta do dojo Meikyo e do sensei João Oliveira, e participará com as equipes juvenil de kumitê e também fará kumitê individual (luta) e kata individual (forma).
Wesley começou a praticar a modalidade em 2019, pouco antes da pandemia. Segundo ele, o interesse pelo karatê surgiu quando os amigos, que já treinavam, o convidaram e ele gostou. A oportunidade de participar do Campeonato Brasileiro de Karatê surgiu por causa dos bons resultados em campeonatos regionais e, esse ano, participou da seletiva na sede da FBK.
Atualmente, a rotina de treino dele é toda terça e quinta-feira no dojo e, quando pode, vai na sede da federação em Santa Cruz do Sul e, também, em casa. “Faço uma rotina de treinamento físico e técnico”, explica.
A expectativa de Wesley é conseguir fazer o que treina e trazer bons resultados para Venâncio Aires. Ele também pratica futebol e futsal. Para o sensei João Oliveira, Wesley é um atleta que vem se destacando e participou de Campeonatos Estaduais, tendo boa participação e, após seletiva da Federação, foi escolhido para integrar a equipe gaúcha deste ano.
“É um evento onde participam atletas do mais alto nível do karatê brasileiro, para ele é uma oportunidade de se fazer reconhecido no cenário nacional, abrindo a porta para uma futura possibilidade de integrar a Seleção Brasileira”, destaca o sensei.
Oliveira ainda afirma acreditar no potencial do atleta, por ser determinado e responsável. “Tecnicamente também está evoluindo muito”, finaliza.