Jovens escritores de Venâncio em destaque na 24ª Feira do LivroJovens escritores de Venâncio em destaque na 24ª Feira do LivroJovens escritores de Venâncio em destaque na 24ª Feira do LivroJovens escritores de Venâncio em destaque na 24ª Feira do Livro
Fotos: Arquivo pessoal
Muitos jovens têm se aventurado pela escrita, seja de crônicas, contos, poesias ou romances. Nos últimos anos, em Venâncio Aires, muitos deles lançaram livros de autoria própria. O Na Pilha! Entrevistou alguns deles para falar sobre a sua relação com a literatura e com as obras publicadas.
Nesta semana, eles participarão da 24ª Feira do Livro, junto de outros escritores venâncio-airenses, com exposição e comercialização das obras em um espaço especial, destinado a eles. Além disso, em dois momentos da programação, vão interagir com o público. No sábado, 26, às 16h, ocorre o Sarau Literário com escritores venâncio-airenses e no domingo, 27, às 17h30min, haverá um bate-papo com eles.
Nas últimas edições do evento literário de Venâncio Aires, os escritores vêm ganhando espaço de destaque e são inseridos na programação. No ano passado, na 23ª Feira do Livro, não foi eleito um único patrono para o evento, mas, sim, todos os escritores locais receberam esta homenagem.
Ana Júlia Riedel
Aos 17 anos, ela é autora do livro Caçador de Estrelas, publicado em 2021 e, durante esta edição da Feira do Livro, na sexta-feira, 25, às 18h, a jovem lançará seu segundo trabalho: Estrelas na Gaveta de Sentimentos, com poemas, textos e frases. A estudante da Escola Cônego Albino Juchem compartilha que os dois livros falam sobre sentimentos, mas a obra a ser lançada traz enfoques com relação a como lidar com mudanças, partidas e angústias. Os dois livros poderão ser encontrados no evento literário e após, estão disponíveis na Biblioteca Pública Caá Yari.
“A leitura tem diversos significados, alguns deles são descobertas de novos aprendizados, viagens para outros mundos e universos e de acolhimento nas histórias.”
Vitor Augusto Vogt
É autor da obra A Felicidade é Coletiva, uma coletânea de poemas e crônicas. O jovem venâncio-airense tem 25 anos e está cursando pós-graduação em Gestão Cultural. Ele explica que o livro fala sobre desabafos, relatos do cotidiano, reflexões e catarses. Aos interessados, o livro está disponível para compra na Livraria Castelo e também estará na banca dos escritores durante a Feira do Livro.
“A leitura me possibilitou expandir minha visão de mundo, ampliar meu vocabulário e a desenvolver empatia.”
Lívia Castagnino Rosa
Lançado durante a última Feira do Livro, no ano passado, o livro Loavi, escrito por Lívia, é uma fábula moderna, que fala da história de amor entre uma loba cinzenta e uma água-viva. Para adquirir o livro, é preciso entrar em contato através do Instagram @livia.castanha e a autora também participará da Feira do Livro. Lívia tem 18 anos e é estudante do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Wolfram Metzler.
“É através da escrita que eu consigo expressar minha criatividade e minhas emoções.”
Dan Poletti
É escritor e graduado em História. Aos 36 anos, é autor do romance Instante Infinito, lançado em 2022, e foi o organizador da obra Avança sobre o Sul a frente fria, lançada em junho deste ano. Em seu livro de estreia como escritor, ele narra a derrocada de um homem. A história dialoga com temas contemporâneos relevantes, como questões de gênero, temáticas raciais e mudanças climáticas. O material pode ser encontrado nos sites Amazon e Martins Fontes, na livraria Castelo, direto com o autor pelo Instagram @danpoletti, ou na Biblioteca Pública. Durante a feira, o livro de Dan estará disponível nas bancas da livraria Castelo, no sebo Matilda e na banca dos escritores de Venâncio.
“A literatura, enquanto leitura, é o meu refúgio. É onde encontro o olhar do outro, vivo outros mundos, outras possibilidades. Enquanto escrita, é onde construo o meu próprio refúgio.”
Kadiny da Silva Hertzer
Autora do livro Tudo o que Eu Escrevo na Minha Cabeça, publicado em 2019. A jovem, que é acadêmica de licenciatura em História e trabalha com contação de histórias na biblioteca da Escola José Duarte de Macedo, explica que a obra é uma versão de coisas que a Kadiny de 15 anos acreditava e pensava, que agora, aos 19 anos, já não são mais as mesmas. O livro da jovem pode ser encomendado na Livraria Castelo ou com a própria escritora, pois no momento não há unidades disponíveis.
“Livros são muito mais do que apenas um papel, são uma janela de oportunidades e conhecimento.”
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Termos de Uso
e
Política de Privacidade