Cerca de 250 mulheres rurais participam do evento promovido pela JTI (Foto: Júlia Brandenburg)
Cerca de 250 mulheres rurais participam do evento promovido pela JTI (Foto: Júlia Brandenburg)

Realizado pela Japan Tobacco International (JTI), a 7ª edição do evento Força Feminina em Campo é um dia dedicado às mulheres rurais, com espaço de escuta e debates sobre os desafios e oportunidades do meio rural. A programação ocorre nesta quarta-feira, 9, e iniciou 9h, com um café da manhã. Em seguida, houve palestra e roda de conversa com a jornalista Duda Streb. Após a pausa para o almoço, o evento segue com oficinas diversas até as 15h30min, no Centro de Eventos do Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul.

Conforme o gerente de Estratégia de ESG (sigla em inglês para “Ambiental, Social e Governança”) da JTI, Marco Aurélio Dreyer de Andrade Silva, o Força Feminina em Campo integra o pilar de ações sociais da empresa. “Promove inclusão, diversidade e desenvolvimento local. Destaca-se como um meio de valorizar e apoiar as mulheres produtoras rurais, promovendo a troca de conhecimento, experiências e o fortalecimento de suas habilidades. Elas são agricultoras, esposas, mães, donas de casa, educadoras e empreendedoras. A elas, o nosso reconhecimento, com o objetivo de criar experiências que respeitem suas realidades e ampliem suas possibilidades”, pontua.

Ele também ressalta os demais trabalhos realizados pela equipe, que atua com foco social e no fortalecimento da força feminina, promovendo valorização e autocuidado. “Além disso, temos vários outros projetos em andamento, que fomentam, por exemplo, a erradicação do trabalho infantil no campo, boas práticas agrícolas, a conservação da biodiversidade e ações voltadas à governança, entre outros”, comenta o gerente.

Gerente de estratégia de ESG da JTI, Marco Aurélio Dreyer de Andrade Silva (Foto: Júlia Brandenburg)

Palestra da manhã foi realizada pela jornalista Duda Streb que falou sobre a sua trejetória profissional e de vida (Foto: Júlia Brandenburg)

Entre as 250 produtoras rurais presentes, estavam agricultoras do interior de Venâncio Aires, como das localidades de Centro Linha Brasil e Linha Tangerinas. Segundo Fátima Hermes, moradora de Linha Tangerinas, ela e as demais vizinhas pegaram o ônibus cedinho pela manhã, que percorreu um extenso roteiro por diversas localidades.

Além dela, também de Linha Tangerinas, participaram do evento Claudete Friedrich, Jussara Severo Kist e Andrexarla Vieira da Rosa. De Centro Linha Brasil, esteve presente Jaqueline Taiane Reis. Completaram a mesa Daniela Luana e Glaci Horbach, do interior de Santa Cruz do Sul. Para Jussara, o evento é importante para aprender coisas novas e aproveitar um dia diferente com outras mulheres.

Moradoras do interior de Venâncio Aires estiveram presentes no evento realizado pela JTI (Foto: Júlia Brandenburg)
Júlia Brandenburg

Repórter

Com foco na agricultura e no interior, também atua em pautas gerais, sempre com um olhar atento para a apuração dos fatos

Com foco na agricultura e no interior, também atua em pautas gerais, sempre com um olhar atento para a apuração dos fatos