Magistrado começa a atuar em Santa Cruz no dia 4 de dezembro (Foto: Alvaro Pegoraro)
Magistrado começa a atuar em Santa Cruz no dia 4 de dezembro (Foto: Alvaro Pegoraro)

Será realizado na quarta-feira, 22, a partir das 9h, no Fórum de Venâncio Aires, localizado na rua Berlin da Cuz, 1260, no bairro Cruzeiro, o julgamento de Júlio César dos Santos, de 55 anos.

Ele sentará no banco dos réus para responder a uma tentativa de homicídio praticada por volta das 19h do dia 2 de abril do ano passado, no Bar do Romeu, no bairro Universitário. A vítima é Paulo da Rosa, que foi atingida por um tiro de revólver na região glútea.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, réu e vítima acompanhavam, pelo rádio, uma partida de futebol entre Ypiranga e Grêmio, quando se iniciou uma discussão. Santos saiu do bar e foi até em casa, se armou e voltou até o bar e conforme a denúncia, desferiu um tiro contra Paulo da Rosa, que tentou se refugiar no interior do estabelecimento.

Depois, Santos foi contido por outras pessoas que estavam no local e foi para casa, onde acabou preso pela Brigada Militar. A arma, calibre 38, foi apreendida e Santos, autuado em flagrante e encaminhado à Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva).

Rosa foi socorrido e encaminhado ao Hospital São Sebastião Mártir, onde permaneceu um dia em recuperação.

Os trabalhos do júri terão na acusação o promotor Pedro Rui da Fontoura Porto. A defesa será da Defensoria Pública.

Esta será a penúltima sessão presidida pelo juiz João Francisco Goulart Borges, antes dele deixar a Comarca e assumir a Vara da Violência Doméstica, em Santa Cruz do Sul. O último julgamento será realizado no dia 27 de novembro e trata de um homicídio.

O magistrado é o titular da 1ª Vara desde o mês de agosto de 2000. Ele assume sua nova função no dia 4 de dezembro.