Em solenidade realizada na tarde de quarta-feira, 22, e que lotou as dependências do Salão do Tribunal do Júri, o juiz Maurício Frantz tomou posse como novo titular da 1ª Vara Judicial da Comarca de Venâncio Aires. Aos 39 anos, o novo magistrado atuava na Comarca de Butiá e vem para substituir o juiz João Francisco Goulart Borges, que desde dezembro de 2023, atua na Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher, da Comarca de Santa Cruz do Sul.
Coordenado pela juíza Sandra Regina Moreira, diretora do Fórum, o ato contou com a presença de autoridades civis, militares e convidados, e iniciou com a execução do hino nacional, feito na gaita pelo promotor Pedro Rui da Fontoura Porto.

Na sequência, o juiz Maurício Frantz assinou o livro, passando oficialmente a responder pela 1ª Vara Judicial. Como atribuição principal, será o responsável pelas sessões do júri, assim como a Vara de Execuções Penais e parte dos processos cíveis, entre outros. A sessão foi encerrada com a execução do hino rio-grandense, novamente com os acordes da sanfona do promotor Pedro Porto.

Entre os presentes, a prefeita em exercício, Izaura Landim, os juízes Goulart Borges e Cristina Margarete Junqueira, os promotores Pedro Porto e Fernando Buttini, o delegado Paulo César Schirrmann, as defensoras públicas Luciana Artus Schneider e Roberta Nozari, o presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcos Joaquim Thiel, os tenentes Luciano Machado Morais, do Corpo de Bombeiros Militar e Anderson Velten, da Brigada Militar; e o presidente do Conselho da Comunidade, Flávio Bienert, entre outras autoridades e convidados.
Muito trabalho
Após receber as boas-vindas da juíza Sandra Regina, o juiz Maurício Frantz falou da felicidade de assumir sua função na Capital do Chimarrão, onde diz possuir muitos amigos e colegas do curso de Direito, concluído em 2008 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), cidade onde nasceu e residirá com a esposa.
Ele é o responsável pelas sessões do júri e já tem julgamentos agendados e outros processos para analisar. Finalizando sua breve fala, citou Martin Luther King Jr., mencionando que há um trabalho árduo a ser feito. As citações foram as seguinte: “Dê o primeiro passo com fé. Você não precisa ver a escada toda, apenas dê o primeiro passo” e “A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todos os lugares.cordes do acordeon do promotor Pedro Porto.