São nove turmas que se dividem na visitação das casas (Fotos: Arquivo pessoal)
São nove turmas que se dividem na visitação das casas (Fotos: Arquivo pessoal)

O fim de semana vai ser marcado por alegria e animação nas localidades de Linha Isabel e de Linha Esperança, ambas do interior de Venâncio Aires. Os tradicionais festejos de Kerb prometem reunir moradores e lideranças em uma programação repleta de atrações folclóricas e germânicas. Em 2025, a atividade completa 119 anos de realização.

A comissão organizadora é formada por moradores das duas localidades. Uma das principais lideranças, Elói Lahr, que participa das festividades desde criança, explica que o Kerb é alusivo ao período de entressafra, agradecendo a colheita e já pedindo bênçãos para o novo período que inicia. “Temos um cunho festivo, mas a parte religiosa sempre marca o começo das nossas comemorações”, salienta.

A festa começa no sábado, 12, com missa de Kerb, a partir das 18h, na capela de Linha Isabel, seguindo com o baile com cuca e linguiça, a partir das 20h. A Kerb Flasch, conhecida como Schilda, é às 23h.

No domingo, 13, o ponto alto são as nove turmas, envolvendo músicos e integrantes caracterizados, que visitam as casas das localidades, levando descontração, a partir das 8h. Uma ação entre amigos também é comercializada e todo o lucro será revertido para as associações de cemitérios de Linha Isabel e de Linha Esperança. Já às 14h, inicia a reunião dançante com o Musical Novo Encontro, no ginásio de esportes e, a partir das 15h, os grupos começam a retornar. O encerramento está marcado para as 19h.

Nach Kerb

Além das festividades neste fim de semana, em 27 de julho, 14 dias após a primeira etapa da festa, ocorre o Nach Kerb. Na data, está prevista a inauguração da ponte de Linha Isabel, a partir das 10h. Após, ocorrem gincanas. Na parte do meio-dia será servido almoço e, às 14h, o destaque é para apresentação da Banda Acordes de Ouro. Ainda será realizado o sorteio da ação entre amigos comercializada pelas turmas.

Entre as regras, cada turma precisa ter músicos e integrantes caracterizados
Júnior Posselt

Acompanha de perto o dia a dia da comunidade, com olhar atento ao interior e à educação.

Acompanha de perto o dia a dia da comunidade, com olhar atento ao interior e à educação.