Conteúdo publicitário
Um tipo de terapia muito utilizada para pessoas com algum tipo de deficiência, que promove inúmeros benefícios físicos e sociais. Assim é a equoterapia, realidade em Venâncio Aires desde 2010 e que já contribuiu para o desenvolvimento de muitas crianças por meio da atuação da equipe da Lado a Lado Equoterapia.
A empresa é de Cruzeiro do Sul e, uma vez por semana, realiza atendimento em Venâncio. As sessões ocorrem nas dependências do piquete Machry, localizado em Linha Grão-Pará, sempre às terças-feiras.
Os atendimentos são feitos pela fisioterapeuta Olga Bohn Martins e o instrutor de equitação Igor Trabach. Em alguns dias, outros membros da equipe de Cruzeiro do Sul se deslocam até o município para oferecer suporte nos atendimentos. Na matriz, também atuam uma psicóloga e uma psicopedagoga e educadora especial.
Olga ressalta que o ambiente utilizado no Machry – que é cedido de forma voluntária pela família – é muito favorável para a realização das atividades. “É um espaço amplo e tranquilo, sem ruídos externos. Isso nos dá segurança para a realização das atividades porque os cavalos ficam tranquilos”, comenta.
Ela explica que os animais são treinados e escolhidos conforme a realidade de cada atendimento e objetivos que querem alcançar. “Essa parceria com a Família Machry é essencial para podermos atender em Venâncio Aires em um local que favorece a realização das atividades, sem estímulos externos que prejudiquem de alguma forma”, reforça.
Convênio com a Prefeitura
Desde 2016, além dos atendimentos de forma particular, a empresa realiza atendimentos em um convênio feito com a Prefeitura de Venâncio Aires. Atualmente, são 13 crianças atendidas por meio da parceria, em sua maioria com diagnóstico de autismo.
Embora seja mais comum a procura pela equoterapia para crianças com algum transtorno, seja do espectro autista ou algum transtorno de desenvolvimento de aprendizagem, o contato com os cavalos traz benefícios para o desenvolvimento social como um todo, para qualquer pessoa. “Com a pandemia, muitas crianças ficaram com problemas de socialização em virtude do isolamento. Nós trabalhamos por meio do contato com o cavalo a construção da independência da criança, a melhora da saúde mental”, observa.
Além das sessões terapêuticas e equitação lúdica, a equipe da Lado a Lado também oferece aulas de equitação. Cada aula/sessão dura em torno de 40 minutos e ocorre sempre às terças-feiras.
“A equoterapia é muito conhecida pelos resultados rápidos com as sessões. Nossa equipe tem formação e é capacitada para oferecer os benefícios aos praticantes com segurança e utilização dos recursos da melhor forma.”
OLGA BOHN MARTINS
Fisioterapeuta
Mais informações sobre os serviços oferecidos pela Lado a Lado Equoterapia podem ser solicitadas pelo telefone (51) 99988-2460.