Os espaços de convivência em prédios residenciais possibilitam momentos de lazer para as famílias, interação entre os moradores e experiências que contribuem para a qualidade de vida. Além dos tradicionais salões de festas, cada vez mais, a área condominial abrange ambientes de diferentes usos, que possibilitam experiências aos moradores, sem que precisem sair de casa. Exemplo disso são os espaços fitness (academias) no próprio condomínio.
Além disso, playground, jardim, piscina, horta e espaço pet estão entre os ambientes de convivência, e que abrangem diferentes públicos e faixas etárias. “Cada vez mais há a busca por oferecer experiências aos usuários”, comenta a arquiteta e urbanista Tatiana Gullich, da House Empreendimentos. Essas experiências podem ser desde sensoriais, no contato com natureza nos jardins, hortas e pomares, até nos espaços para lazer.

Ao encontro disso, os salões de festas contemplam estruturas diferenciadas, como churrasqueiras parilla ou fornos de pizza. “São itens que muitas vezes não cabem ou não são prioridades dentro dos apartamentos, mas ficam à disposição nas áreas comuns para uso dos moradores”, observa Tatiana.
No Neo Residence, prédio da House que está sendo construído na rua Júlio de Castilhos, no Centro de Venâncio Aires, um dos destaques é a ampla área de terraço que unifica o espaço fitness, salão de festas e playground, e possibilita aos moradores conviverem em condomínio e usufruírem dos espaços em segurança.

Já no Legacy City Home, que fica localizado na esquina das ruas Visconde do Rio Branco e Duque de Caxias, além do espaço para festas, playground e espaço fitness, haverá piscina e jardim. “Há uma tendência do ser humano de buscar o contato com a natureza para que tenha mais qualidade de vida e saúde, então buscamos trazer isso para os projetos. É uma maneira de reconectar os empreendimentos com o meio ambiente tornando-os mais aconchegantes e saudáveis”, salienta Tatiana.