Uma comitiva de Venâncio Aires visitou, nesta terça-feira, 15, o município de Morro Reuter, que é destaque no turismo rural gaúcho. A visita técnica teve como objetivo analisar o processo de licença dos empreendimentos rurais e a estrutura destes locais. Isso porque a Prefeitura finaliza a legislação referente à política pública municipal de incentivo ao setor.
Conforme a fiscal de posturas, Daniele Mohr, a questão principal é a dificuldade dos produtores abrirem um empreendimento formal, atendendo às obrigações fiscais e tributárias, contendo o bloco de produtor.
“Um dos maiores problemas é que os empreendimentos, por serem de famílias adeptas ao bloco de produtor, tinham dificuldade de cumprimentos de obrigações fiscais e tributárias. Então buscamos analisar de que forma eram constituídas as empresas em Morro Reuter, de maneira a manter a aposentadoria especial deste empreendedor.”
Além das questões burocráticas, a comitiva também concentrou seus esforços em avaliar as condições estruturais e sanitárias dos empreendimentos rurais. O Secretário de Saúde, Tiago Quintana, ressaltou a relevância desta análise para a saúde pública e o bem-estar dos visitantes e trabalhadores desses locais.
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nelsoir Battisti, destacou que a troca de conhecimento e experiências entre os municípios sempre é importante. Nesse sentido, a visita técnica passou pelo Ateliê de Cerâmica Anelise Bredow, seguindo para o Café do Capril e Colha e Pague Pomar Muckers, empreendimentos rurais de referência no município.
Integraram a comitiva empreendedoras rurais da Rota do Chimarrão e representantes do Conselho Municipal de Turismo, Associação de Turismo Rural Rota do Chimarrão (Aturrchim), escritório local da Emater/RS – Ascar e administração municipal.
Fonte: AI Prefeitura