Na área do Centro Global de Pesquisa, Desenvolvimento e Difusão de Tecnologias da Alliance One, na cidade de Passo do Sobrado – RS, está sendo construída a nova planta de 750 metros quadrados que servirá para internalizar o processo de industrialização da semente do tabaco. A empresa é líder nacional na comercialização de sementes da cultura, dominando mais de 40% do mercado. Em 2022, a indústria e processadora exportou 81 mil toneladas de tabaco para o mundo, com faturamento de R$ 1,7 bi.
O investimento na construção da nova planta é de R$ 5 milhões e envolve a compra de maquinários importados, nacionais e a instalação de laboratórios. A obra já está em andamento e a previsão de inauguração é agosto deste ano. “O processo, até então, é terceirizado. Com este investimento, cobriremos 100% da operação de sementes dentro de casa. Isso nos dá a garantia de que teremos todos os processos abrangidos por nosso Sistema de Gestão Integrado da Qualidade. Assim ofertamos, a nossos produtores contratados do Brasil, demais clientes e nossas operações no exterior, sementes certificadas e de qualidade, seguindo os mais altos padrões”, afirma o diretor global de Agronomia da Alliance One, Hélio Moura.
“A industrialização de sementes consolida ainda mais a estratégia da empresa na transformação do Centro como estrutura global, internalizando novos processos, tecnologias e conhecimento”, ressalta o gerente de Tecnologia em Agronomi, Ezequiel de Oliveira.
Em audiência na quinta-feira, 20, com o prefeito de Passo do Sobrado, Edgar Thiesen, um conjunto de executivos da empresa comunicou oficialmente sobre o aporte que movimentará a economia local. “Recebemos com imensa felicidade a notícia. Parabenizamos e agradecemos à Alliance One, empresa que promove o desenvolvimento local, no campo e na cidade, tanto sob o viés econômico e produtivo, mas também através de suas frequentes ações sociais em nosso município”, celebra o prefeito.
Alliance One Brasil em números
Geradoras de 3,5 mil empregos diretos no pico da safra, as unidades fabris da Alliance One em Venâncio Aires – RS e Araranguá – SC têm capacidade para beneficiamento de 220 mil toneladas de tabaco por safra, consolidando a empresa como uma das maiores exportadoras de tabaco do país. Por meio de seus 15,5 mil produtores, integrados nos três estados da Região Sul, a empresa já adquire matéria-prima desde o início de janeiro.
Fonte: AI Alliance One