Liderança do STR passa de pai para filho na família Walker

-

Luciano Walker, 52 anos, morador de Linha Olavo Bilac, no interior de Venâncio Aires, foi eleito presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Venâncio Aires durante assembleia de eleição na tarde de sexta-feira, 8. Ele substitui Claudio Fengler, que presidiu a entidade nas duas últimas gestões.

A família Walker tem atuação na história do STR. O pai de Luciano, Elemar Walker, 81 anos, foi um líder atuante no STR por 32 anos e, além de serem pai e filho, ambos partiram do conselho fiscal antes de assumir a coordenação dos trabalhos do Sindicato.

“Desde jovem vi meu pai trabalhar muito pelo STR e enfrentar muitos desafios na época. Quando surgiu a oportunidade de liderar os trabalhos, conversei muito com ele e pedi sugestões. Tenho o apoio de toda a família e estou seguro de que nosso negócio familiar está em boas mãos, o que me permite focar no trabalho no STR”, comenta Luciano.
Os valores e as causas defendidas no movimento sindical também são semelhantes para ambos. Para Elemar, ver o filho assumir a presidência do Sindicato é motivo de orgulho. “Plantei a muda e ela deu resultado. Ele também vai apoiar as causas pelas quais sempre lutei, com foco na agricultura familiar e na valorização do pequeno agricultor”, ressalta.

Entre os objetivos de Luciano para a presidência do STR estão a defesa da agricultura familiar. “Às vezes, se esquece do valor de quem produz o alimento. Precisamos lutar muito para que nossos dirigentes e governantes façam e aprimorem leis que ajudem a agricultura familiar e o pequeno agricultor”, ressalta.
Luciano também reforça a importância de preservar as conquistas das gestões anteriores. “Precisamos manter a questão da aposentadoria, da assistência social e das políticas públicas voltadas ao Pronaf. Isso é fundamental para garantir que o pequeno produtor continue na terra e produza. Também é importante para a sucessão familiar. Talvez, com incentivos, os jovens se sintam motivados a permanecer no interior”, considera.

Produtor rural

Elemar Walker e a esposa Ana Maria Walker, 81 anos, residem próximo da casa do filho e têm intenso convívio com a família. Luciano mora com a esposa Márcia, 53, o filho mais novo, Anderson, o neto Eron e a nora Bruna Walker. O casal também tem mais um filho, Wellington.

Família Walker: Luciano, Márcia, Anderson, Eron, Bruna, Wellington e Jéssica (Foto: Arquivo pessoal)

Antes de assumir o compromisso de presidir o STR, Luciano trabalhava no negócio da família, voltado para a produção de ovos comerciais, que começou em 1998.

A atividade teve início com frangos, depois passou para matrizes e atualmente é focada em ovos comerciais. O trabalho, iniciado por Elemar, teve continuidade com os filhos Luciano e Edson, e agora é administrado pelos netos Elias, Wellington e Anderson. A família também já trabalhou com a criação de porcos, com vacas leiteiras e produção de tabaco e soja.


“Vou trabalhar para manter o trabalho que já estava sendo feito e melhorar ainda mais. É importante também manter o bazar e a agropecuária fortes, pois contamos com 50 funcionários que trabalham muito pelo sucesso do STR.”



Júlia Brandenburg

Júlia Brandenburg

Acadêmica do curso de Jornalismo na Universidade de Santa Cruz do Sul

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido