Mais uma vez, entidade conta com apoio da comunidade
Para que a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Venâncio Aires continue ajudando pacientes oncológicos e seus familiares, é importante a comunidade continuar ajudando a entidade. No momento, o estoque de leite precisa ser reposto. “Ainda temos por um tempo”, informou a primeira-vice-presidente Manon Pierret. Segundo ela, somente em fevereiro foram distribuídos 420 litros, de pouco mais de 450 litros que haviam no estoque.
As doações podem ser feitas diretamente na sede da Liga, situada na rua Tiradentes, 912, sala 3, ou através dos mercados da cidade. Manon cita, como exemplo, um doador anônimo, que compra 15 caixas de leites todos os meses e solicita o envio à entidade. Pela primeira vez, desde que assumiu a atual gestão, em 2022 (reelegendo-se em 2024), o estoque de leite está baixo, necessitando de apoio da comunidade para reposição.
Atualmente, a Liga mantém cadastro com 600 pacientes, sendo que 140 ativos, a maioria de Venâncio Aires e alguns de Mato Leitão. Segundo Manon, parte é atendida de forma esporádica, outros com mais regularidade. Em abril, mais de 70 pessoas receberam auxílio da entidade, como atendimentos psicológicos, nutricionais e fisioterapêuticos, assistência social, medicamentos, suplementos alimentares, fraldas, absorventes, cestas básicas, passagens e leite, além de outros encaminhamentos.
Cerca de 50 mulheres atuam como voluntárias, colaborando de alguma forma com a Liga, que também tem atuado em outras frentes. Recentemente, passou a oferecer oficina de artesanato às terças-feiras. Inscrições estão abertas à comunidade. Aos pacientes oncológicos e familiares, oferece oficina de ioga e grupo de apoio às famílias.
Fenachim
Mais uma vez, a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Venâncio Aires participou, com estande, da 17ª Festa Nacional do Chimarrão (17ª Fenachim). Em parceria com as ervateiras Elacy e Madrugada, a entidade comercializou mais de 2,3 toneladas de erva-mate. Como os números divulgados nesta semana, se confirmam projeções de venda e distribuição de mais de 4 toneladas durante o evento todo. A parte da distribuição ficou a cargo da Escola do Chimarrão, que preparou cerca de 9 mil chimarrões.

A primeira-vice-presidente, Manon Pierret, informa que entidade aguarda retorno das empresas, sobre o percentual que será repassado à Liga. “Na Fenachim anterior foi 100%”, informou. O valor a ser repassado, reforçará o caixa da entidade.
Onde doar
- Diretamente na sede da Liga, na rua Tiradentes, 912, sala 03, das 8h às 12h