Nesta data, há 25 anos, era fundado o Lions Clube Venâncio Aires Melvin Jones, entidade voltada a ações voluntárias à comunidade venâncio-airense. Ao longo destas quase três décadas de existência, o Lions, integrado apenas por mulheres, já trabalhou em diversas ações que auxiliam no bem-estar e em benefício daqueles que mais precisam.
Atualmente, 30 mulheres participam do clube, presidido por Antoniete Frólio, atuante desde o ano da fundação. Além dela, outras cinco mulheres participam desde 1997. As reuniõs do grupo ocorrem na segunda e quarta quintas-feira de cada mês, no Clube de Leituras, às 15h.
História
O Lions, no primeiro momento, era constituído apenas por homens, e cada integrante era chamado de Companheiro Leão. As esposas, denominadas Domadoras, eram permitidas, no entanto, não votavam e não podiam ser votadas. Pela permissão de apenas mulheres de Companheiros Leão, existiam as Lioness, mulheres e senhoras convidadas pelas participantes e que tinham interesse em ingressar em um clube voluntário.
Em 1997, no governo Lions de Edson Karnop, um dos objetivos do mandato era transformar as Lioness em Lions. Foram oficializados seis grupos, incluindo o Lions Clube Venâncio Aires Melvin Jones, em 28 de abril de 1997. Naquele ano, o Lions era composto por 28 mulheres, sob a presidência da Companheira Leão Noemy Costa Machado.
Ações
De acordo com a presidente Antoniete Frólio, inúmeras ações já foram realizadas ao longo de tantos anos. Eentre elas, destaca os trabalhos de combate à fome, realizado em parceria com o Banco de Alimentos; o Pé da Letra, um projeto da Folha do Mate, cujo objetivo é incentivar a leitura; e testes de visão e cuidado visual em escolas. Os estudantes que necessitam de atendimento são encaminhados a um profissional colaborador do projeto e ganham um óculos, se preciso, também de uma loja parceira do projeto.
Para isso, o clube também arrecada armação de óculos para fazer a doação aos estudantes. Também são recolhidas tampinhas e roupas, que posteriormente são doadas para entidades. “Tudo que planejamos já tem um destino”, afirma Antoniete. Durante o ano, o Lions promove pasteladas, bingos, chá da vovó e ações ente amigos.
Um projeto voltado à leitura
Um dos projetos com maior participação do clube é o Pé da Letra, voltado a crianças da pré-escola e Ensino Fundamental e que tem como idealizador e parceiro, a Folha do Mate. Nesse projeto, que iniciou em 2013, o foco está voltado para a contação de histórias. Já foram inseridos mais de seis mil estudantes, em 44 escolas das redes públicas de Venâncio Aires, Mato Leitão e Passo do Sobrado.
Em 2020, o serviço foi agraciado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lemic), revertidos em fantasias para as contações e compra de livros que são distribuídos para os pequenos. Em 2019, o Pé da Letra atravessou fronteiras. Na 102ª Convenção Internacional de Lions Clube, realizada em Milão, na Itália, o projeto, único selecionado da América Latina, foi apresentado para Lions do mundo todo pela presidente da gestão, Audrei Frólio.
Mãe e filha
• Aos 35 anos, Antoniete foi convidada participar de uma reunião das Lioness pela Companheira Leão Margot Angnes da Silveira. “Eu sempre fui muito curiosa, gosto de investigar antes de falar que não quero ou que quero algo. Eu fui para saber do que se tratava”, relembra. Durante as reuniões, acabou se identificando com a proposta da entidade. “Percebi que eu comungava das mesmas ideias e propósitos daquele grupo”, destaca.
• Em sua trajetória, soma três presidências: gestões 1999/2000, 2015/2016 e 2021/2022. Em 2018, foi empossada governadora do Distrito LD – 2 em Las Vegas, nos Estados Unidos, evento que contou com a presença de mais de 700 novos governadores de Lions do mundo todo. Para Antoniete, o Lions é uma maneira de ajudar o próximo, de adquirir conhecimento e, também, uma oportunidade para usar o talento que tem para beneficiar o próximo.
• Toda essa participação, germinou uma semente no voluntariado. “Tenho uma vida dentro de um Lions”. É assim que define a filha de Antoniete, Audrei Frólio. Ela relata que desde pequena era levada pela mãe às ações. Com 15 anos, recebeu um convite para ingressar no Léo Clube, em que permaneceu até ingressar no Lions Clube Melvin Jones, no qual ocupa a função de secretária, atualmente. Durante a trajetória, Audrei já viajou para diversos países para participar de cursos promovidos pelo Lions Internacional.
“No Lions, usamos os dons que temos. Valorizamos os talentos que as integrantes têm em benefício da comunidade. Cada uma desempenha um papel importante dentro daquilo que gosta e sabe fazer.”
ANTONIETE FRÓLIO
Presidente do Lions Clube Venâncio Aires Melvin Jones
Atual diretoria do Lions
• Presidente: Antoniete Frólio
• Vice-presidente: Maria Marlene Ulhmann
• Secretária: Audrei Evelin Frólio
• Vice-secretária: Ursula Back Esteves
• Tesoureira: Edith Reckziegel
• Vice-tesoureira: Leoni Conceição Silva Teixeira
Saiba mais
1 – Uma gestão, denominada Ano Leonístico (AL), inicia no dia 1º de julho e termina no ano seguinte, no dia 30 de junho.
2 – Melvin Jones foi um empresário norte-americano que sentia a necessidade de fazer a diferença na sociedade. O Lions foi fundado após ele fazer a junção com outros empresários e começar serviços em benefício da comunidade.
3 – O clube também foi o responsável pela construção do Espaço Literário Professora Sara da Rosa, na Organização Não Governamental (ONG) Parceiros da Esperança (Paresp), que contou com a doação de livros e almofadas para fazer um lugar dedicado à leitura.
Leia mais: