Lojas de Venâncio Aires com horário especial nesta semana; confira

-

Começa hoje o horário especial do comércio de Venâncio Aires para o Natal. Até sexta-feira, 22, as lojas estarão abertas até as 21h para oferecer maior comodidade de horários para a população fazer as compras de final de ano. Já no sábado, 23, as empresas ficam à disposição dos consumidores até as 17h. O horário estendido já é uma tradição no comércio local e costuma ser um período em que as vendas se acentuam bastante. No entanto, o calendário de vendas de 2023 tem um horário que vem dividindo opiniões e até dúvidas entre os venâncio-airenses: no dia 24, domingo, o comércio vai ou não vai abrir?

DOMINGO

A sugestão da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva) é de que as lojas não abram na véspera do Natal. Como explica a presidente da entidade, Roberta Fischer, a recomendação foi uma decisão da Caciva tomada após reunião com os associados. “Nada é feito pela Caciva, todas as decisões são tomadas em cima da opinião dos empresários”, disse em entrevista ao programa Folha 105 – 1ª edição, da Rádio Terra FM, desta segunda-feira, 18.

O proprietário das lojas Bade, Airton Bade, associado à Caciva, defende a posição de dar descanso aos funcionários no domingo. Ele relembrou que “nesse ano, o domingo vai ser Natal. Justamente para valorizar os nossos funcionários, que trabalham o ano inteiro, e a semana do Natal é ‘judiada’, tem horário estendido e tem venda muito a mais que outras épocas. Chega sábado e o nosso funcionário está cansado, esgotado”, disse o empresário.

A expectativa da Caciva é de que a maioria dos associados não abra o negócio no dia 24. Porém, a entidade deixa claro que essa é uma decisão do empresário.

O acordo coletivo assinado entre o Sindicato dos Lojistas do Comércio (Sindilojas) do Vale do Rio Pardo e o Sindicato dos Comerciários (Sindicomerciários) de Santa Cruz do Sul e Região autoriza o comércio atender no domingo, das 9h às 15h. Com essa possibilidade, os proprietários ficam à vontade para tomar a decisão de seguir o acordo ou acolher a sugestão da Caciva.

Assessora jurídica do Sindilojas do Vale do Rio Pardo, Adriane Karsburg explica que todo o calendário é definido em assembleia, na qual participam representantes de empresas associadas. Neste ano, foi definido que o domingo para a abertura do comércio seria o dia 24 e não o dia 17, porque a população, de maneira geral, só recebe a segunda parcela do 13º salário no dia 20 deste mês.

Em entrevista ao programa jornalístico, a gestora disse que o Sindilojas recebeu de maneira “tranquila” a orientação da Caciva: “Na verdade, o acordo é firmado prevendo a possibilidade do comércio abrir. Não é uma obrigação. A empresa vai abrir neste dia, se assim entender que seja conveniente para ela. Não é por estar previsto no acordo o dia 24 que as empresas são obrigadas a abrir”.

Para abrir no domingo, é necessário a loja acertar, junto aos funcionários, prêmio – bonificação fixa no valor de R$ 115,50 – e hora extra ou folga, além de oferecer lanche, que desta vez será coletivo, pois os estabelecimentos que abrirem no dia 24, não fecharão ao meio-dia. Não será necessário estar em dia com qualquer taxa, de acordo com o Sindilojas.

Como saber quem vai abrir?

Tanto o Sindilojas, quanto o Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz do Sul e Região não possuem estimativa de quantas lojas estarão abertas no dia 24 e nem há lista oficial das empresas que vão aderir. Como se trata de uma decisão específica de cada dono, é importante estar atento aos comunicados emitidos pelos estabelecimentos ao longo desta semana ou, até mesmo, o consumidor questionar suas lojas favoritas.



Juan Grings

Juan Grings

Repórter de geral na Folha do Mate e produtor na Rádio Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido