Lombada eletrônica será instalada na Armando Ruschel

-

A rua Armando Ruschel, uma das mais movimentadas de Venâncio Aires, segue recebendo melhorias que visam a maior segurança no trânsito. Nas últimas semanas, o cruzamento entre a Armando Ruschel e a Cláudio Reckziegel teve alterações e recebeu pinturas e sinalizações novas. Em até 30 dias deve ser instalada uma lombada eletrônica próximo da ALM Engenharia, no bairro Bela Vista, sob responsabilidade da empresa Kopp Tecnologia, de Santa Cruz do Sul. A velocidade máxima permitida no local é de 40 quilômetros por hora.

Em entrevista à Rádio Terra 105.1 FM, o coordenador do Departamento de Trânsito, Luciano Teixeira, destacou que foram realizados estudos técnicos em três vias do município: Armando Ruschel, General Osório (com continuação na Fernando Manoel Schwingel, no bairro Santa Tecla) e 7 de Setembro. “A primeira lombada eletrônica que será instalada é na Armando Ruschel. Percebemos que o fluxo de veículos é grande, os motoristas passam da velocidade permitida e ainda tem a preocupação com os alunos e professores da Escola Wolfram Metzler”, explica.

Outro motivo para a lombada é o asfaltamento da Estrada Velha, entre o bairro Bela Vista e Linha Hansel, que deve aumentar o tráfego no trecho, assim que a obra for concluída. “A lombada eletrônica vai inibir os motoristas que costumam ultrapassar o limite de velocidade”, considera Teixeira.

Reforço necessário

Para o comerciante Rogério Winck, 57 anos, realmente é necessária a instalação da lombada no trecho, pois os motoristas não respeitam a velocidade máxima permitida. “Já vi vários acidentes, o pessoal anda muito rápido”, destaca ele, que é proprietário de um bar próximo do local onde ficará o controlador de velocidade.

Dono de um bar próximo ao local, Rogério Winck afirma que é importante a instalação por conta do perigo no trecho (Foto: Leonardo Pereira)

Já o metalúrgico Ítalo Wesley da Silva, 30 anos, considera que o horário mais perigoso é no fim da tarde, pois, além de carros, motocicletas e caminhões, também tem o movimento de bicicletas e pedestres. “Saem de metalúrgicas e da escola e, até umas 19h, é muito movimento. E acredito que vá aumentar, quando for finalizado o asfalto da Estrada Velha”, observa.

A rua Armando Ruschel tem mais de oito quilômetros de extensão. A via, que inicia no cruzamento com a rua Júlio de Castilhos, segundo o Departamento de Trânsito, segue por 8,2 quilômetros, terminando em Vila Arlindo.

Outras lombadas

Além da Armando Ruschel, também serão instaladas outras duas lombadas eletrônicas – sem data definida. Na Fernando Manoel Schwingel, próximo à Farmácia Santa Tecla, e na 7 de Setembro, perto da empresa CJ Car, no bairro Brígida.

Sinalização nova no cruzamento com a Cláudio Reckziegel

Na semana passada, o entroncamento entre a rua Armando Ruschel e a Cláudio Reckziegel, no bairro Gressler, recebeu um reforço de sinalização, com pintura nova e colocação de tachões na pista, para garantir mais segurança.

Na semana passada, entroncamento entre a Armando Ruschel e a Cláudio Reckziegel recebeu reforço de sinalização (Foto: Leonardo Pereira)

Segundo o coordenador do Departamento de Trânsito, Luciano Teixeira, o trecho está bem sinalizado, com pinturas no chão e placas para organizar o fluxo, especialmente nas conversões. Além disso, com a mudança, não é mais possível acessar a Armando Ruschel pela rua Emiliano de Macedo. “Os motoristas irão se acostumar aos poucos, pois alguns ainda não percebem a sinalização e cometem o erro”, enfatiza Teixeira.

Rotatória na esquina com a Avenida

Além das lombadas, em breve também deve ser instalada uma rotatória no cruzamento da rua Armando Ruschel com a Avenida Ruperti Filho. Teixeira frisa que o motivo é o asfaltamento da Ruperti Filho, que deve aumentar o tráfego e também a velocidade dos motoristas. Atualmente, já há uma rótula na Armando Ruschel no cruzamento com a Júlio de Castilhos.

Cruzamento entre Armando Ruschel e Ruperti Filho receberá uma rotatória (Foto: Leonardo Pereira)


Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido