No fim de outubro, entre os dias 20 e 27, Luiza de Azeredo Braga estará em El Salvador, representando o país no concurso internacional Miss Teen Américas. A jovem, de 16 anos, está em intensa preparação para as etapas do certame. Entre as aulas, estão passarela, mentorias e aprendizados da língua espanhola. “Em seis meses de aulas já consigo falar bem, mas chegando perto, vou ficando nervosa”, compartilha.
Luiza é natural de Venâncio Aires e foi a representante da Capital Nacional do Chimarrão no Broto RS em 2023, se consagrando vencedora do concurso. A partir deste título, foi convidada para representar o estado no concurso nacional e, ao alcançar a segunda colocação, foi classificada para representar o Brasil no Miss Teen Américas.
No cronograma do concurso, a jovem explica que passará por várias etapas nos sete dias de confinamento. Entre as atividades estão provas de fotografias, conhecimentos gerais, prova de biquíni, preliminar e noite final com traje de gala. Em 2024, como o concurso completa 15 anos, em vez do traje típico, as participantes terão uma prova com vestidos de 15 anos, além de entrevista com jurados.
É a primeira vez de Luiza em um concurso internacional. “É gratificante representar o Brasil e Venâncio Aires. Comecei no mundo dos concursos há um ano e nunca achei que chegaria tão longe em tão pouco tempo. Levar o nome de Venâncio é gratificante”, ressalta. Segundo ela, o maior desafio neste momento está sendo conciliar os estudos com os preparativos do concurso. “São muitas aulas, mas como é algo que gosto e me envolvo bem, se torna mais leve e prazeroso, mesmo que estou abrindo mão de muitas coisas.” Neste processo, Luiza destaca o apoio da família e da assessora Daiara Stein. “Sem o apoio deles eu não conseguiria, principalmente no lado emocional”, observa.
Luiza é estudante do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Bom Jesus Aparecida e pretende cursar Psicologia no futuro. Além disso, quer seguir no mundo dos concursos, sempre conciliando com estudos e mais tarde, com a vida profissional. O Instagram da jovem é o @luizadeazeredo.
Inspiração
- A inspiração para os concursos de beleza veio da mãe Luciana Elizabetha de Azeredo, e uniu a admiração da mãe com a busca da filha por novas experiências. Foi assim que Luiza, então com 15 anos, participou da 51ª edição do Broto Rio Grande do Sul.
- Na oportunidade, ela conheceu mais sobre os concursos, que vão além da aparência física. Comunicação, ação, desenvoltura, conhecimentos gerais, além do engajamento social, são exigências que devem ser desenvolvidas pelas participantes.
- Essas tarefas foram abraçadas com dedicação pela jovem, que além da faixa principal do certame em 2023, garantiu premiação extra por uma ação social feita com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.
Contribuição
- Empresas de bens e serviços podem contribuir para a viagem e a participação no concurso. Luiza também promove um Pix premiado, uma ação entre amigos para custear sua passagem.