O empresário Maciel Marasca, de 37 anos, está oficialmente filiado ao Progressistas (PP). O ato foi realizado na segunda-feira, 24, na sede do partido, em Porto Alegre, e contou com as presenças do presidente estadual, Celso Bernardi, e do deputado estadual da sigla, Marcus Vinicius de Almeida. De acordo com Marasca, o Progressistas de Venâncio Aires já havia encaminhado a documentação para a filiação – em virtude de calendário -, e o encontro na capital gaúcha serviu para oficializar a adesão ao partido.
Esta é a primeira filiação partidária do empresário, que é natural de Cerro Grande do Sul e está na Capital Nacional do Chimarrão há 20 anos. Marasca não será apenas um filiado. No dia 26 de maio, será realizada a convenção municipal do Progressistas e o seu nome, até o momento, é o único para o cargo de presidente. “Está bem encaminhado, mas é importante ressaltar que eu vou participar de uma eleição. Pode que alguém mais tenha interesse na função, mas tudo caminha, realmente, para a aclamação”, afirma.
Na agenda com os integrantes da cúpula da legenda, em Porto Alegre, Marasca esteve acompanhado pelo também empresário Adriano Fagundes, outro que engrossa as fileiras progressistas. Juntos, eles querem mobilizar os simpatizantes de centro-direita para formar uma aliança com chances concretas de disputar a eleição majoritária em 2024. “Passamos a militar politicamente, com mais intensidade, na primeira eleição disputada pelo ex-presidente Bolsonaro (Jair, do PL). Foi quando notamos que a direita, que estava adormecida, acordou. Dessa forma, queremos pessoas com este pensamento para fortalecermos o partido”, diz Marasca.
De acordo com ele, as portas do Progressistas estarão abertas para quem convergir ideologicamente. “Já tivemos mais de 50 novas filiações e vamos trabalhar, com muita dedicação, para que Venâncio Aires tenha um governo de centro-direita, já que o município é governado por legendas de centro-esquerda há quase 20 anos”, comenta. O PL, sigla à qual pertence o advogado Alexandre Wickert, que recentemente colocou seu nome à disposição para a corrida à Prefeitura, é dado como certo na aliança. Além disso, os progressistas pretendem buscar mais agremiações. “Não temos restrições. Basta ter entendimento”, observa o futuro presidente. No momento, ele não se coloca como possível candidato para o ano que vem.
“Todos que tiverem interesse e disposição para fazer parte deste projeto serão bem recebidos. Vamos realmente abrir as portas para quem quiser participar. Queremos sangue novo, oxigenação e pessoas com vínculo com esta veia política de centro-direita.”
MACIEL MARASCA
Empresário e futuro presidente do Progressistas