É em Linha Ponte Queimada, interior de Venâncio Aires, que a família Reis reside e é conhecida pela devoção ao santo padroeiro São Sebastião Mártir e ligação com o espírito comunitário. A matriarca, Tereza de Souza Reis, 92 anos, foi quem iniciou o envolvimento religioso da família, especialmente com a comunidade local, Nossa Senhora das Graças. Hoje, ela acompanha a trajetória dos dois filhos – Olmiro dos Reis, 60 anos, e Paulo dos Reis, 63 anos – como festeiros da Festa Evangélica e da Festa de São Sebastião Mártir, respectivamente.
A idosa é natural de São Jerônimo, cidade da Região Carbonífera. Também morou em Santa Cruz do Sul e teve Venâncio Aires como destino fixo aos 20 anos. Desde que chegou, é devota de São Sebastião Mártir, o padroeiro do município, e também ativa nas programações de antes e durante a festa do santo, que ocorre sempre em janeiro.
Paulo afirma que, até o início da pandemia, a mãe foi presente na maioria das atividades da Paróquia Católica, e os filhos a acompanhavam. Depois disso, por motivos de saúde, teve que reduzir as participações. Já conhecida no meio católico e da comunidade, recebeu apelidos como Sebastiana e Bastionete.
Outra marca de dona Tereza é o vestido vermelho. Ela conta que a vestimenta foi uma promessa feita há mais de 20 anos, para que uma cirurgia de garganta, da neta Carolina, hoje com 25 anos, fosse um sucesso. De fato foi, e hoje é difícil não vê-la usando o vestido vermelho. Na Festa Evangélica, que ocorre em maio deste ano, e na Festa o Bastião, em janeiro de 2025, pretende acompanhar algumas programações com os filhos festeiros.
Tereza é vaidosa e sempre gostou e dançar. O filho Paulo comenta que ela é uma das fundadoras da Sociedade de Damas de Ponte Queimada, denominada Cultivando a Amizade, e juntos foram padrinhos da bandeira. Além disso, também já entoou versos e participou dos cantos dos três reis na localidade.
Festas importantes
Olmiro e Beatris dos Reis, de 56 anos, são os festeiros da 76ª Festa Evangélica de Venâncio Aires, que vai ocorrer nos dias 4 e 5 de maio de 2024. Apesar de ser de família católica, ele passou a ser evangélico luterano quando casou com Beatris, em 1987. Olmiro conta que o incentivo para participação na igreja sempre partiu da mãe. O pai, Pedro Írio dos Reis, falecido há 19 anos, ajudava nas galinhadas e almoços comunitários em Linha Ponte Queimada. “É um orgulho e muito gratificante sermos convidados para representar festas tão grandes no município. Só gratidão pela caminhada, por conhecemos tantas pessoas e aprendemos tanto”, destaca Olmiro.
Já Paulo e Cleoni Cervi, de 54 anos, são os atuais festeiros da 149ª Festa de São Sebastião Mártir, que será realizada em janeiro de 2025. “Gratidão por ainda termos ela [a mãe] junto com a gente. Acredito que fomos convidados para ser festeiros também como uma homenagem a ela, que sempre esteve tão presente. Ela é a nossa ligação com São Sebastião”, afirma o aposentado.
Para que os irmãos, que também são vizinhos de ‘porta’, possam se dedicar às organizações das festas, Jandira dos Reis, a irmã mais velha, é quem fica com a mãe. Compartilhar a caminhada de um ano como festeiros também é uma felicidade para os irmãos, que hoje representam a integração das igrejas Católica e Evangélica Luterana.
“Se for possível, vamos levar ela nas duas festas. Se não for possível fisicamente, tenho certeza que ela estará com a gente no coração.”
OLMIRO DOS REIS
Festeiro da Festa Evangélica