Nesta sexta-feira, 30 de junho, Venâncio Aires recebeu o projeto cultural ‘Reciclamundo’, que consiste em uma peça teatral que tem como tema a produção excessiva de plástico. A iniciativa é idealizada pela d.marin Planejamento Cultural e promovida pela Alliance One, China Brasil Tabacos e Unifertil.
Segundo a analista de Comunicação e Responsabilidade Social da Alliance One, Daiane Aguirres, mais de 350 estudantes prestigiaram a peça, que contou com o apoio da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, com a cedência do espaço para o evento. “Esse projeto une a cultura e a educação para falar sobre o meio ambiente com humor e em uma linguagem lúdica, com referências que são do cotidiano das crianças e adolescentes”, comenta.
A intervenção teatral foi realizada em duas sessões e teve a participação de estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Odila Rosa Scherer, Emef Coronel Thomaz Pereira, Emef Dom Pedro II e crianças atendidas pela ONG Parceiros da Esperança (Paresp), instituição que contou com o auxílio para transporte até o local.
O projeto é realizado desde o ano passado e contempla municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em Venâncio Aires, a primeira sessão foi feita durante a programação da 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), em maio de 2022.
Ao todo, mais de sete mil crianças já foram alcançadas pelo espetáculo, que visa alertar sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente e os impactos causados pelo plástico descartado de forma incorreta de forma lúdica e divertida. O teatro é destinado, especialmente, para crianças e adolescentes de 10 a 18 anos de escolas públicas.
Educação e cultura
Professora e orientadora da Emef Odila Rosa Scherer, Mônica Cristina Müller acompanhou estudantes do 5º, 6º e 7º anos na sessão do turno da tarde. Ela diz que a pauta da preservação do meio ambiente está em evidência na sala de aula e nas atividades propostas pelo educandário. “Sempre buscamos oportunizar a eles esses momentos diferentes que tragam ensinamentos para que possam refletir e aplicar mudanças. O teatro mostra muito do que pode vir a acontecer”, ressalta a professora.
Ela diz que a escola trabalha muito a questão da reciclagem e reaproveitamento por meio de ações como a gincana anual, na qual os estudantes auxiliam na arrecadação de materiais recicláveis que são comercializados e revertem para melhorias na escola. Da mesma forma, a atividade é feita com roupas, com incentivo do reaproveitamento e ação solidária. “São pequenas ações que esperamos poder incentivar para desenvolver essa consciência e cuidado com o meio ambiente desde cedo”, complementa.