Mais de 4,5 mil safristas devem ser contratados

-

A projeção do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias do Fumo de Venâncio Aires (Stifa), com base no retrospecto dos últimos anos, aponta para a contratação de 4,5 mil trabalhadores para a safra do tabaco ao longo deste ano. O número foi informado pelo presidente da entidade, Rogério Siqueira.

A Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Afins (Fentifumo) projeta que o volume de contratações de trabalhadores sazonais para o processamento do tabaco será maior a partir deste mês. O atraso na finalização da colheita, provocado pela estiagem que assola o estado, é um dos motivos para o volume tardio de contratações. A expectativa das entidades, em nível regional, é de um crescimento de 8% no saldo de novos contratos para o período. “Por conta desta situação, acreditamos que em março deverá ser registrado o maior volume de contratações de trabalhadores sazonais nas indústrias do tabaco”, projeta o presidente da Fentifumo, Gualter Baptista Júnior.

Entre os contratados de forma temporária em Venâncio Aires está Leonice Marines Nieland, de 31 anos. Moradora do bairro Gressler, é auxiliar de operações na Alliance One Brasil e tem como funções receber o tabaco, pegar a nota fiscal e colocar o produto em estoque. Ela conta que trabalha de janeiro a setembro e já tem cinco anos de experiência na empresa. “A expectativa para essa temporada é de realizar um bom trabalho para, na próxima safra, retornar para a empresa. Atualmente, a minha experiência também auxilia no processo”, destaca.

Leonice ressalta a dificuldade para conseguir emprego e diz que, mesmo sendo por poucos meses, o cargo de safrista é algo concreto e uma renda garantida. “Aqui está a minha renda. E a empresa é excelente, sempre disposta a ajudar, assim como os colegas”, comenta. A Alliance One é geradora de 3,5 mil empregos diretos no pico da safra, em suas unidades em Venâncio Aires e Araranguá, Santa Catarina. Das contratações para a filial gaúcha, a empresa afirma que existe uma boa quantidade de trabalhadores de Venâncio Aires, mas que também busca mão de obra em outros municípios da região.

Expectativa

Com a colheita em fase final nas variedades Virgínia e Burley, a expectativa da Alliance One é de uma safra com produtividade e qualidade superiores a 2022. “Assim como nos últimos anos, o clima foi fator decisivo para os resultados. A melhor distribuição das chuvas na maioria das áreas e a estratégia de adequação do período de plantio, em função das previsões climáticas, contribuíram positivamente para o cenário atual”, avalia o diretor de Produção de Tabaco da empresa, Samuel Streck. Além das usinas de beneficiamento, a Alliance One Brasil conta com mais quatro unidades de compra, localizadas em Rio Azul, no Paraná, e Pinhalzinho, Canoinhas e Pouso Redondo, em Santa Catarina.

*Com informações da assessoria de imprensa da Fentifumo.

Volume de contratações deve ser maior neste mês

Conforme o presidente da Fentifumo, Gualter Baptista Júnior, a tendência é que, até o fim de março, 80% da mão de obra necessária para a produção esteja contratada, colocando em pleno ritmo o processamento do tabaco nas linhas de produção.

Para o dirigente, na comparação com a safra 2021/22, é mantida a projeção positiva de crescimento no número de contratações de safristas para o período, a partir do volume de tabaco produzido. “A safra atual está projetada para quase 605 mil toneladas de tabaco produzidas. Todo este produto precisa ser processado e destinado para a indústria de cigarros ou para exportação e esta atividade passa pelas indústrias que contratam mão de obra sazonal nos três estados produtores de tabaco”, avalia o presidente.



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido