Equipes da Prefeitura fiscalizam os trabalhos
(Foto: Divulgação)
Equipes da Prefeitura fiscalizam os trabalhos (Foto: Divulgação)

Recentemente, a limpeza das sangas e do Arroio Castelhano em Venâncio Aires, por meio do Programa Estadual de Desassoreamento do Rio Grande do Sul (Desassorear RS), completou seis meses. Até o momento, mais de 2,5 quilômetros de sangas foram desassoreadas, com um total de 18 mil metros cúbicos de resíduos extraídos.

Secretário municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, Gustavo Von Helden explica que o Governo do Estado é o responsável por aprovar cada etapa concluída, o que deixa o processo mais demorado. “A Prefeitura apenas fiscaliza os trabalhos”, acrescenta.

Duas sangas já foram concluídas: sanga sem denominação, que inicia na rua Silveira Martins, no bairro União, e Sanga do Cambará. Agora, está sendo finalizada a limpeza na Sanga do Arrozal. “A limpeza das sangas é muito importante, pois são as principais responsáveis pelas inundações na parte baixa da cidade”, destaca Von Helden.

Após as sangas, os trabalhos iniciam no Arroio Castelhano, sem data definida. Os resíduos retirados são encaminhados para o programa estadual Bota Fora, que dá a destinação adequada. Posteriormente, ocorrerá a recuperação das mata ciliares afetadas pela entrada dos maquinários.

Programa

A Capital Nacional do Chimarrão foi contemplada com R$ 646 mil do programa estadual, revertidos em serviços de maquinários. São seis pontos para desassorear no Arroio Castelhano e sangas que desembocam no manancial. Os trabalhos percorrerão 17,5 quilômetros, que incluem os 12,5 quilômetros do arroio e outros 4.958 metros das sangas.

Pontos contemplados no Desassorear RS

• Trecho da sanga do Cambará, com início junto à ponte na rua Pedro Grünhauser.

• Sanga sem denominação, que inicia na rua Berlim da Cruz, no bairro Morsch.

• Sanga sem denominação, próximo à quadra 575, no bairro Morsch.

• Sanga sem denominação, próximo à Avenida Ruperti Filho, no bairro União.

• Sanga sem denominação, que inicia na rua Silveira Martins, no bairro União.

• Arroio Castelhano em toda a extensão urbana.

Leonardo Pereira

Repórter

Acompanha as editorias de economia e cultura, com foco no desenvolvimento da comunidade e do município.

Acompanha as editorias de economia e cultura, com foco no desenvolvimento da comunidade e do município.