Próximo ao Dia do Estudante, comemorado nesta sexta-feira, 11, ocorreu na quarta-feira, 9, pela primeira vez, um evento regional que reuniu grêmios estudantis e líderes de 160 escolas das redes municipal, estadual, privada e federal de 18 municípios. A atividade, que teve programação durante todo o dia, ocorreu no Auditório Central e no Centro de Convivência da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A organização do evento foi da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE) e da União dos Estudantes de Venâncio Aires (Uesva).
Com o slogan ‘Up da Galera’, a programação teve palestra com o psicoterapeuta, escritor, cantor e compositor Jorge Trevisol e com o professor do IFSul, Cristian Oliveira da Conceição, além de apresentações da equipe da Unisc, peça de teatro em parceria com a Sicredi, mesa redonda e show de talentos com estudantes. Com a apresentação dos protocolos por parte dos estudantes da Escola Cônego Albino Juchem (CAJ) e integrantes do grêmio estudantil, Rafaela Mohr e Lisandro Wessling, a cerimônia de abertura teve a participação de diversas autoridades da região e do estado.
O coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, evidenciou que a educação só começa a ser o foco e ter destaque quando acontecem parcerias entre prefeituras e instituições da região em conjunto com os órgãos estaduais. “O estudante precisa entender essa magia e são os integrantes de grêmios e os líderes que multiplicam isso. Não existe educação sem oportunidades e tudo sempre é pensado com carinho e dedicação, assim como este evento”, disse.
“O mundo precisa de líderes com capacidade de se relacionar consigo e com os outros, para colocar projetos em ação e enxergar as oportunidades.”
LUIZ RICARDO PINHO DE MOURA
Coordenador da 6ª CRE
A secretária-adjunta de Educação do Estado, Stefanie Eskereski, destacou que a educação precisa fazer sentido para todos, sejam gestores, estudantes e professores, e isso só acontece com a participação dos alunos. “Acreditamos que são vocês, estudantes, os protagonistas, e tudo é feito pensando para que tenham mais oportunidades. A vida não começa depois da escola, e sim nela”, comentou.
Participaram também da mesa de abertura do evento o deputado estadual Edivilson Brum; representando os prefeitos da região, o prefeito de Sobradinho, Armando Mayerhofer; representando os secretários municipais de Educação, a secretária de Educação de Vera Cruz, Micheli Rech; a vice-reitora da Unisc, Andréia de Moura Valim; e o presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Petry.
Participação
A primeira palestra da programação foi de Jorge Trevisol, com o tema ‘Novo tempo, novos líderes e nova prática’. Entre os destaques, Trevisol refletiu sobre a pressa com que as pessoas vivem a rotina, de forma distraída, e de como devemos reparar aos seres vivos à nossa volta, sejam pessoas, animais ou a natureza. “Não dá para viver naturalmente, sem pensar em viver. Não precisamos de coisas e sim, de significados”, observou. Além disso, Trevisol animou a manhã com canções em voz e violão.
Entre os mais de 800 participantes do evento, esteve a estudante e vice-presidente do Grêmio Estudantil da Escola Cônego Albino Juchem (CAJ), Isadora Ortiz Barden, de 16 anos. Ela contou que o grêmio estudantil da instituição de ensino vinha se preparando há muito tempo para participar do evento devido à sua grandiosidade e, também, por ser a primeira edição. “Logo pela manhã, vimos que tudo estava bem organizado, a recepção foi acolhedora e pretendemos sair com muitas ideias e conhecimentos para serem repassados, porque infelizmente não conseguimos trazer todos os estudantes”, comentou.
Isadora explicou que no CAJ a participação do grêmio é muito ativa com o desenvolvimento de projetos em datas comemorativas como Páscoa e São João. Ela também evidenciou a interação entre as turmas, desde os mais jovens até o Ensino Médio, já que precisam cativar as crianças e adolescentes que daqui alguns anos estarão nestes cargos de liderança.