As ações mensais de recolhimento de lixo eletroeletrônico e vidro resultaram, até o momento, na coleta de 9,36 toneladas de resíduos. As atividades iniciaram em abril e seguem o calendário estabelecido pela Secretaria de Meio Ambiente (Semma). Os materiais arrecadados em maioria são televisores de tubo e vidros quebrados.
Conforme o fiscal municipal dos resíduos, Marcos Ribeiro, foram 5,8 toneladas de vidros e 3,56 toneladas de resíduos eletroeletrônicos. Os materiais são levados para usinas de reciclagem. Isso porque esses produtos descartados no lixo comum impossibilitam o reaproveitamento e prejudicam o meio ambiente.
O secretário de Meio Ambiente, Nilson Lehmen, destacou que tem percebido uma maior conscientização da população e adesão à iniciativa. “Antes, o recolhimento do lixo eletroeletrônico era realizado periodicamente, junto com algum evento. Agora, as pessoas já sabem, com antecedência, quando haverá o recolhimento.”
A próxima ação ocorre neste sábado, 7, na Travessa São Sebastião Mártir, das 8h às 11h30min. Podem ser descartados televisores, computadores, cabos, impressoras, câmeras fotográficas, aparelhos de som, eletrodomésticos, entre outros dispositivos. Também são aceitos vidros, como garrafas, frascos de perfumes, pratos, tigelas e copos.
Calendário
- 11 de novembro
- 9 de dezembro
Fonte: AI Prefeitura