A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) tem sede em Venâncio Aires há 40 anos e está localizada na rua Osvaldo Aranha, 1659, no Centro da cidade. São mais de 4,5 mil metros quadrados de loja e depósito, que proporcionam aos associados e clientes produtos para o campo e a cidade entre fertilizantes, agroquímicos, sementes fiscalizadas, linha veterinária, mercadorias de proteção, ferragem, ferramentas, máquinas, implementos agrícolas, bazar, camping e lazer, eletrodomésticos, móveis, som e imagem, informática, energia solar, materiais elétricos, tinta e acessórios com mais de 35 mil itens à disposição.
O gerente da unidade, Tiago Maracci, salienta que, devido a um grande pedido de associados e produtores, a Afubra se instalou em Venâncio Aires em 29 de setembro de 1983, na rua Voluntários da Pátria. Tendo em vista o seu crescimento, em 1987 a diretoria resolveu investir, adquirindo o prédio onde está instalada hoje.
Atualmente, a unidade de Venâncio Aires, por meio dos consultores de venda externa, atende aproximadamente 40 municípios entre o Vale do Taquari e Rio Pardo. “Com essa grande capilaridade, esperamos que a Afubra, aqui na nossa região de atuação, seja reconhecida cada vez mais através de sua seriedade, confiabilidade, princípios e valores apresentados aos nossos associados e clientes”, reforça.
A equipe é formada por 43 colaboradores, divididos entre a área comercial, mutualidade, administrativo e logística. Além dos trabalhos nas lojas, a Afubra leva conhecimento através das orientações e assistência técnica nas mais diversas culturas, e oportunidades de negócios com um respeitado portfólio de produtos.
EVENTOS
Desde 2021, a Afubra Venâncio Aires organiza eventos demonstrativos na propriedade de Armindo da Rosa, que fica próxima ao pórtico de entrada de Venâncio Aires. “Como fomos melhorando a infraestrutura do evento e as culturas apresentadas são de verão (soja e milho), alteramos e passamos para o período noturno, para proporcionar aos visitantes um clima mais agradável”, explica. O grande intuito do evento, além de valorizar o produtor rural, é poder levar aos visitantes novas tecnologias, conhecimentos, informação e contato dos visitantes com as grandes empresas do setor agrícola.
Iniciativas para além da produção rural
Além de todo atendimento e suporte aos produtores de tabaco, a Afubra desempenha um trabalho social de relevância. Um deles é o programa Verde é Vida, uma iniciativa de educação socioambiental que promove ações pedagógicas e ambientais.
Algumas das atividades desenvolvidas são doação de material didático, de mudas e sementes, promoção de palestras e atividades lúdicas com o boneco Afubrinha. Além disso, são feitas ações conjuntas para que todas as escolas desenvolvam a mesma temática, grupos ambientais, incentivo para pesquisa científica, programa de coleta de óleo saturado e bolsa de sementes.
Em Venâncio Aires, participam da iniciativa as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Coronel Thomas Pereira, Dom Pedro II, Dois Irmãos, Alfredo Scherer e Narciso Mariante de Campos.
Além da Capital do Chimarrão, a unidade de Venâncio realiza o projeto em escolas de Mato Leitão, Boqueirão do Leão e Arroio do Meio, além de parceria com Cruzeiro do Sul.
A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Juliane Niedermeyer, avalia de forma muito positiva a iniciativa, visto que a intenção é a promoção de educação socioambiental ao integrar as escolas e a comunidade. “O projeto não apenas conscientiza sobre a importância da sustentabilidade, mas também incentiva ações concretas, como a coleta de óleo, a pesquisa científica, a recuperação de áreas degradadas e, além disso, a valorização da agricultura como um estímulo para a sucessão rural”, ressalta.
Ela observa que projetos como esse são extremamente importantes e eles reforçam o quanto a comunidade como um todo e a educação fazem a diferença no cotidiano das pessoas. “Que esse projeto possa continuar dentro da sua essencialidade, cuidando e preservando o meio ambiente e principalmente dando a cada um de nós a sua responsabilidade no meio em que ocupa”, complementa.