(Foto: Alvaro Pegoraro)
(Foto: Alvaro Pegoraro)

A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) tem sede em Venâncio Aires há 40 anos e está localizada na rua Osvaldo Aranha, 1659, no Centro da cidade. São mais de 4,5 mil metros quadrados de loja e depósito, que proporcionam aos associados e clientes produtos para o campo e a cidade entre fertilizantes, agroquímicos, sementes fiscalizadas, linha veterinária, mercadorias de proteção, ferragem, ferramentas, máquinas, implementos agrícolas, bazar, camping e lazer, eletrodomésticos, móveis, som e imagem, informática, energia solar, materiais elétricos, tinta e acessórios com mais de 35 mil itens à disposição.

O gerente da unidade, Tiago Maracci, salienta que, devido a um grande pedido de associados e produtores, a Afubra se instalou em Venâncio Aires em 29 de setembro de 1983, na rua Voluntários da Pátria. Tendo em vista o seu crescimento, em 1987 a diretoria resolveu investir, adquirindo o prédio onde está instalada hoje.

Atualmente, a unidade de Venâncio Aires, por meio dos consultores de venda externa, atende aproximadamente 40 municípios entre o Vale do Taquari e Rio Pardo. “Com essa grande capilaridade, esperamos que a Afubra, aqui na nossa região de atuação, seja reconhecida cada vez mais através de sua seriedade, confiabilidade, princípios e valores apresentados aos nossos associados e clientes”, reforça.

A equipe é formada por 43 colaboradores, divididos entre a área comercial, mutualidade, administrativo e logística. Além dos trabalhos nas lojas, a Afubra leva conhecimento através das orientações e assistência técnica nas mais diversas culturas, e oportunidades de negócios com um respeitado portfólio de produtos.

EVENTOS

Desde 2021, a Afubra Venâncio Aires organiza eventos demonstrativos na propriedade de Armindo da Rosa, que fica próxima ao pórtico de entrada de Venâncio Aires. “Como fomos melhorando a infraestrutura do evento e as culturas apresentadas são de verão (soja e milho), alteramos e passamos para o período noturno, para proporcionar aos visitantes um clima mais agradável”, explica. O grande intuito do evento, além de valorizar o produtor rural, é poder levar aos visitantes novas tecnologias, conhecimentos, informação e contato dos visitantes com as grandes empresas do setor agrícola.

Iniciativas para além da produção rural

Além de todo atendimento e suporte aos produtores de tabaco, a Afubra desempenha um trabalho social de relevância. Um deles é o programa Verde é Vida, uma iniciativa de educação socioambiental que promove ações pedagógicas e ambientais.

Algumas das atividades desenvolvidas são doação de material didático, de mudas e sementes, promoção de palestras e atividades lúdicas com o boneco Afubrinha. Além disso, são feitas ações conjuntas para que todas as escolas desenvolvam a mesma temática, grupos ambientais, incentivo para pesquisa científica, programa de coleta de óleo saturado e bolsa de sementes.

Alunos da Escola Dois Irmãos participam de iniciativas

Em Venâncio Aires, participam da iniciativa as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Coronel Thomas Pereira, Dom Pedro II, Dois Irmãos, Alfredo Scherer e Narciso Mariante de Campos.

Além da Capital do Chimarrão, a unidade de Venâncio realiza o projeto em escolas de Mato Leitão, Boqueirão do Leão e Arroio do Meio, além de parceria com Cruzeiro do Sul.

A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Juliane Niedermeyer, avalia de forma muito positiva a iniciativa, visto que a intenção é a promoção de educação socioambiental ao integrar as escolas e a comunidade. “O projeto não apenas conscientiza sobre a importância da sustentabilidade, mas também incentiva ações concretas, como a coleta de óleo, a pesquisa científica, a recuperação de áreas degradadas e, além disso, a valorização da agricultura como um estímulo para a sucessão rural”, ressalta.

Ela observa que projetos como esse são extremamente importantes e eles reforçam o quanto a comunidade como um todo e a educação fazem a diferença no cotidiano das pessoas. “Que esse projeto possa continuar dentro da sua essencialidade, cuidando e preservando o meio ambiente e principalmente dando a cada um de nós a sua responsabilidade no meio em que ocupa”, complementa.